Leve, aerado e cheio de camadas deliciosas, o Chajá é a sobremesa uruguaia que vai encantar todos os paladares!
Separe as claras das gemas. Bata as claras em neve e reserve. Em outra tigela, bata as gemas com o açúcar até formarem um creme claro. Adicione a essência de baunilha e, aos poucos, a farinha de trigo peneirada com o fermento. Misture delicadamente as claras em neve à massa, mexendo com uma espátula até ficar homogêneo.
Despeje a massa em uma forma redonda untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 20 minutos, ou até dourar e passar no teste do palito. Retire do forno e deixe esfriar completamente.
Bata o creme de leite fresco com o açúcar e algumas gotas de essência de baunilha até formar picos firmes. Reserve na geladeira.
Corte o pão de ló em duas camadas. Coloque a primeira camada em um prato e espalhe uma boa quantidade de doce de leite por cima. Adicione pedaços de pêssego ou morango e uma camada generosa de chantilly. Coloque a segunda camada de pão de ló por cima e repita o processo.
Cubra todo o bolo com o restante do chantilly. Quebre os merengues em pedaços e espalhe sobre o topo e as laterais do bolo, para dar aquela textura crocante característica.
Decore com pedaços de frutas (pêssego ou morango) por cima. Deixe o Chajá na geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir, para que os sabores se misturem e o bolo fique bem gelado e refrescante.
Pessoas Servidas: 8
Porções: 0