Tipos de Vagem: Descubra as Variedades e Como Utilizá-los em Receitas Deliciosas

tipos-vagem

Dos legumes na fruteira as Vagens não tem seu devido valor. Vamos conhecer os Tipos de Vagem que existem por aí, essas sementes e grãos  (feijões, soja e ervilhas) têm sabor maravilhoso, e sua crocância natural se cozida com perfeição ficam incríveis em qualquer prato.

Da família das Fabáceas, antes chamadas de leguminosas, as vagens são de origem americana. Os Tipos de Vagem mais cultivados no Brasil são as da espécie Phaseolus vulgaris, a vagem macarrão, a manteiga e a holandesa (ou francesa), todas bem parecidas: compridas, roliças, e diversos tons de verde.

Seu cozimento é rápido, pode ser no vapor, grelhados, salteados. Na França, o preparos é simples, salteados na manteiga ou azeite e alho, à moda provençal.

Tipos de Vagem (Foto: Amanda Areias/ Globo)

Vagem Macarrão

É o tipo mais comum, encontrado em todos os lugares, também chamada de feijão vagem. Em formato cilíndrico e crocante, tem a cor verde-clara, é mais fibrosa e vem com um fio que precisa ser removido.

O cozimento no vapor preserva sua cor e sabor. Você pode cortá-la na diagonal, em cubinhos pequenos ou deixar inteira e servi-la com saladas frias ou quentes. Fica muito boa no preparo de sopas.

Esse Frango com Vagem fica incrível, pode usar qualquer uma para a receita.

Vagem Macarrão

Vagem de Metro

A Vagem de Metro também conhecida como feijão-chicote é uma planta anual que chega a medir até 3 metros, da família das leguminosas. Possui folhas verde-escuras, grandes flores amarelo-esverdeadas e vagens verde-claras, cilíndricas, pêndulas, de até 90 cm.

A espécie é nativa de regiões tropicais da Ásia, sendo cultivada principalmente pelas vagens comestíveis também no Brasil.

Vagem de Metro

Experimente fazer essa Salada Chinesa de Cenoura e Vagem e depois me conta o que achou.

Vagem Holandesa ou Francesa

A Vagem Holandesa, também chamada de vagem francesa, é parecida com a Vagem Manteiga, é mais fina e verde escura quando madura e pouco fibrosa, o que a torna perfeita para cozimentos rápidos.

Eu costumo refogá-la na frigideira quente com azeite ou manteiga, sal e pimenta, alho, sirvo com frango ou carnes e em pratos vegetarianos.

Vagem Holandesa

Essa receita de Vagem com Gremolata é a minha favorita com vagem!

AutorRose MantelliDificuldadeInicianteAvaliação

CategoriaSaladas, VegetarianaCozinhaItalianaTags#saladadevagemcomgremolata

Essa Salada de Vagem Quente com Cremolata é uma delicia, faça você vai se admirar com o sabor.

Rendimento4 Porções
Preparo10 minsCozimento3 minsTempo Total13 mins

Ingredientes:
 1 bandeja de Vagem
 1 xícara de farinha panko
 ½ xícara de queijo parmesão ralado
 raspas de limão siciliano
 ½ de castanha de caju pode ser também substituído por (amendoim, castanha do pará, pistache, amêndoas)
 pimenta preta moída à gosto
 sal à gosto
 azeite ou óleo
 salsa à gosto

Preparo:
1

Cozinha a vagem por 3 minutos em água fervente com sal, escorra e reserve.

2

Para a cremolata, refogue no azeite o alho, acrescente a farinha panko, as raspas de limão e a castanha, coloque o sal e a pimenta e por último a salsa e o queijo ralado.

Ingredientes

Ingredientes:
 1 bandeja de Vagem
 1 xícara de farinha panko
 ½ xícara de queijo parmesão ralado
 raspas de limão siciliano
 ½ de castanha de caju pode ser também substituído por (amendoim, castanha do pará, pistache, amêndoas)
 pimenta preta moída à gosto
 sal à gosto
 azeite ou óleo
 salsa à gosto

Preparo

Preparo:
1

Cozinha a vagem por 3 minutos em água fervente com sal, escorra e reserve.

2

Para a cremolata, refogue no azeite o alho, acrescente a farinha panko, as raspas de limão e a castanha, coloque o sal e a pimenta e por último a salsa e o queijo ralado.

Salada de Vagem Quente com Cremolata

Vagem Manteiga

Mais achatada que a holandesa, tem uma textura sedosa e macia, com crocância, depois de cozida. Pode ser branqueada (aferventada e em seguida, resfriada em gelo ou água fria) para preservar a cor, a textura e o sabor.

Servida quente refogada na manteiga, alho e tomilho, é um acompanhamento ótimo para carnes grelhadas.

Vagem Manteiga

Ervilha Torta

A ervilha torta é apreciada por seu sabor levemente adocicado, com um finalzinho levemente amargo. Quanto mais novas as vagens, mais tenras e crocantes costumam ser, além de menos fibrosas, mas é preciso tirar o fio.

A vagem da ervilha é bem diferente da dos feijões: larga, curva e achatada, com pequenas sementes no interior. Em geral, possui 2 fibras duras que devem ser removidas antes do cozimento e é muito crocante.

Salteada no azeite com alho e temperada com shoyu e óleo de gergelim, é guarnição perfeita para peixes grelhados.

Essa receita de Legumes Grelhados inclui essa deliciosa Ervilha Torta.

Vagem Ervilha Torta

Edamame

É a nova febre do momento, o edamame, é vagem da soja ainda verde, comida sem casca, somente os grãos. Sua vagem é coberta de penugem, esconde grãos tenros e doces, um aperitivo perfeito depois de aferventada em água e sal. E já provei um purê que é um espetáculo.

É muito apreciada pelos japoneses, o edamame, ou soja verde, é uma vagem pequena, robusta. Deve ser aferventada inteira em água e sal para que os grãos verdes fiquem cozidos e crocantes. É servida inteira, polvilhada com flor de sal, para ser aberta na hora de degustar.

 O Edamame possui altas doses de proteínas, vitaminas e ácido fólico, ômega 3, ácido fólico e vitamina K, sendo um alimento muito consumido pelos povos orientais desde 200 a.C., principalmente japoneses, chineses e coreanos. Grande aliado para amenizar os sintomas da menopausa.

Vagem Edamame

Conclusão sobre os Tipos de Vagem

Esse artigo sobre os tipos de vagem tirou muitas dúvidas para você? Então bora fazer essas receitas deliciosas e aproveitar essa hortaliça pouco aproveitada!

Bora Provar!

Topo newsletter Rose

Grátis: Receba uma nova receita por dia

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.