O que é Noni?
Hoje vamos descobrir o que é noni, essa fruta proibida de vender no Brasil, mas que é uma fonte de saúde para o sistema respiratório.
É o nome de uma fruta parecida com a graviola ou com a fruta do conde. Seu nome científico é Morinda citrifolia e ela vem do sudeste asiático, onde se constitui de alimento bastante popular, assim como nas ilhas do Oceano Pacífico.
Ela faz sucesso por suas supostas propriedades medicinais, já que o seu gosto e odor não são nada agradáveis. Apesar de ser rica em vitamina C e antioxidantes, não é unanimidade no Brasil.
Noni faz bem mesmo?
Na verdade, vender noni é até proibido no nosso País. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não permite a comercialização e importação da fruta e de produtos derivados, como sucos, cápsulas e xaropes.
Apesar disso, noni pode ser facilmente encontrado em feiras livres, e os seus derivados, na internet. O argumento do órgão de fiscalização é que não há ainda estudos toxicológicos suficientes para liberar o seu consumo.
Assim, ainda existem muitas controvérsias no que se refere aos benefícios e malefícios do noni à saúde. Alguns artigos científicos sugerem que seu uso prolongado causa toxicidade hepática.
Na prática, enquanto essa fruta ainda é uma novidade e não existe grande clareza acerca de seus reais efeitos no organismo, o ideal é consumir no máximo um copo de suco por dia.
E um alerta: sua ingestão não é recomendada para pacientes que fazem quimioterapia ou radioterapia.
Como consumir o noni
Aborígenes australianos costumam consumi-la crua e com sal, mas isso poderá não agradar muito o seu paladar. As alternativas mais aprazíveis são o suco de noni, as sementes assadas, o chá de suas folhas e o seu extrato em cápsulas.
Para preparar o suco, pegue dois frutos maduros, de consistência mole, lave-os bem e corte-os em rodelas. Junte esses pedaços ao suco de uma fruta de sua preferência – como a uva, por exemplo – e bata no liquidificador.
Coe, junte com mais meio litro do suco de frutas escolhido e bata novamente. O suco pode ser conservado na geladeira por cinco dias e pode ser consumido uma vez por dia.
É uma ótima maneira de tomar uma bebida gostosa, com o gosto que você está acostumado, acrescido dos benefícios que a fruta traz.
Se você quiser experimentar o chá, ferva uma xícara de água e acrescente duas colheres de chá da folha de noni, seca ou verde. Tampe e deixe descansar por 10 a 15 minutos. Pode adoçar com mel.
Benefícios do noni
Entre os pontos positivos do noni, está o seu alto teor de acubina e asperulósido, substâncias que são consideradas antibióticos naturais.
Também possui muito betacaroteno, que tem ação antioxidante e, de acordo com estudos, está associado ao combate a problemas respiratórios como a asma. E, apesar de não ser considerado um alimento termogênico, também é dito que ajuda a emagrecer.
A fruta também tem muito ácido ascórbico, fonte de vitamina C. A substância é ótima para o tratamento de inflamações na pele e estimula a produção de colágeno, retardando o envelhecimento precoce da nossa tez.
A vitamina C ainda protege o organismo contra bactérias e doenças infecciosas, sobretudo gripes e resfriados.
O noni também tem ferro e potássio e contém muitos alcaloides, que ajudam o corpo a regenerar células danificadas e melhorar o sistema imunológico. Por fim, contém uma substância chamada escopoletina, que ajuda no controle da pressão arterial.
Agora que você aprendeu o que é Noni, decida se faz sentido incluí-lo na sua dieta. Quer emagrecer? Conheça os Inibidores de apetite naturais, e saiba se os Chás para Emagrecer Funcionam de Verdade
1 Comentário