Vamos conhecer os diferentes tipos de farinha hoje. Produto do processamento de grãos, frutas, leguminosas, tubérculos dentre outros, a farinha é um ingrediente fundamental na panificação.
Tão fundamental que com o passar do tempo novos tipos foram surgindo, das mais diversas bases, dos mais diversos gostos.
É preciso estar atento ao que o mercado oferece, cada dia um novo tipo que promete reduzir colesterol, promover a perda de peso e outros benefícios milagrosos.
Com tanta variedade, pode ser difícil acompanhar essas modas de farinhas. Somos bombardeados todos os dias por informações de todos os lados. Em quais acreditar? Um conselho: acredite na que funciona com você!
Confira a procedência e não tenha medo de experimentar, sabendo que nem tudo funciona para todo mundo.
Se estava difícil substituir a farinha de trigo branca, agora ficou fácil! Experimente e sinta as diferenças.
Conheça, agora, os Diferentes Tipos de Farinha
Farinha de Trigo Tipo 1 (a comum que compramos nos supermercados)
Surge da moagem do endosperma do grão de trigo (núcleo branco que corresponde a aproximadamente 75% do grão). É composta principalmente por carboidrato e proteína, o carboidrato principal aqui é o amido.
Há uma proteína formada quando a farinha é misturada com água e sofre uma ação de trabalho mecânico, o glúten, responsável pela elasticidade e consistência da massa, que resulta no volume que ocorre no crescimento.
A farinha de trigo comum possui baixo teor de glúten, por isso é indicada no preparo de algumas massas e biscoitos, como esse delicioso bolo de laranja:
Bolo de Laranja com Casca e Tudo
Farinha de Trigo Integral
Surge da moagem do grão de trigo inteiro e, por conter a casca do grão, é uma farinha mais pesada com enfraquecida ação do glúten.
Por essa razão é usual encontrar produtos “integrais” que contém além da farinha de trigo integral, farinha de trigo comum. Essa mistura evita que a massa fique muito densa e não tenha o crescimento adequado.
Contém carboidratos, proteínas, vitaminas, lipídeos, minerais e fibras. Valor nutritivo bem superior ao da farinha de trigo comum.
Pão 100% com Semente de Abóbora
Farinha de Aveia
Surge da moagem da parte interna do grão de aveia. Cereal que contém carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e fibras. Possui fibras solúveis que ajudam a regular o trânsito intestinal e a diminuir o colesterol total e LDL.
Aqui no Brasil, a aveia é processada com o trigo passando a conter traços de glúten, por isso o consumo não é indicado para pessoas celíacas.
Pode ser encontrada em farelo, flocos e farinha de aveia. O farelo possui maior teor de fibras e a farinha o menor. Para ilustrar todo o poder desse grão, mais uma receita deliciosa para acompanhar seu café:
Bolo de Banana com Passas e Chocolate
Farinha de Centeio
Amplamente utilizada na panificação, essa farinha surge da moagem do grão de centeio. É uma ótima fonte de carboidratos complexos (aumentam a saciedade e tornam a digestão mais lenta), proteínas, vitaminas, fibras e minerais.
Possui teor de glúten menor que a farinha de trigo integral, por isso também é encontrada em preparações juntamente com a farinha de trigo comum.
Pão de Centeio e Iogurte Natural
Farinha de Arroz
Produto da moagem do grão de arroz, essa farinha pode ser utilizada por celíacos por não conter glúten. É de fácil digestão e possui baixo índice glicêmico. A farinha de arroz substitui a farinha de trigo nas mesmas proporções em diversas preparações, porém pode apresentar textura “arenosa” em algumas, como bolos e biscoitos.
Cookies de Chocolate com Farinha de Arroz
Estes são apenas alguns dos muitos tipos de farinha disponíveis. Realizar testes em receitas de pães e bolos caseiros é um importante passo para uma vida mais saudável. Bora Provar!
3 Comentários