Alimentos devem ser aproveitados desde cedo na dieta dos pequenos.
Frutas e verduras são ricas em nutrientes que, desde cedo, devem ser incluídos nas refeições das crianças. Fundamentais para o desenvolvimento sadio dos pequenos, esses alimentos também podem ajudar a evitar problemas cardíacos no futuro.
Pesquisa realizada pelo Yale University School of Medicine´s Prevention Research Center, dos Estados Unidos, publicada na revista científica Circulation mostrou que uma dieta rica em vegetais desde a infância pode ajudar a prevenir aterosclerose na vida adulta, doença que pode causar infarto.
Durante 27 anos, 1.622 pessoas entre 3 e 18 anos foram acompanhadas a fim de se testarem resultados. Para a aferição, usou-se um tipo de medida chamada velocidade de pulso, que analisou a rigidez arterial dos estudados. Como resposta, observou-se que as artérias mais rígidas, que fazem o coração trabalhar mais, eram daqueles que consumiam poucas hortaliças e frutas.
Frutas e verduras desde cedo
Mas qual será o momento certo de incluir frutas e verduras nos pratos das crianças? Segundo a nutricionista e membro do conselho consultivo da Associação Paulista de Nutrição (APAN) Elaine Mosquera, ambos devem entrar no cardápio dos pequenos a partir dos 6 meses, como parte da alimentação complementar.
“A partir dos 6 meses, quando o leite deixa de ser o único alimento da dieta do lactente, outros ingredientes precisam ser introduzidos. Quanto mais variado o cardápio, melhor será para que a criança consiga conhecer o paladar de frutas e verduras, que podem ser oferecidas cozidas ou cruas”, sugere a nutricionista.
Segredo é usar a criatividade
O período da primeira infância é o momento em que o visual da alimentação é de suma importância. Quanto mais estímulos uma atividade possui, sejam cores, formas e sabores, melhor para os pequenos. Os pratos bem coloridos e divertidos são uma aposta incrível, que pode transformar a hora das refeições.
Aprenda como conservar verduras e frutas na geladeira
Ingredientes saudáveis devem estar dentro dos pratos sempre. Por isso, o ideal é abusar da criatividade. Evite misturar uma variedade grande de alimentos, para não gerar confusão no paladar da criança. O lanche pode ser com frutas e, as refeições principais, com verduras, legumes e cereais.
A nutricionista sugere, por exemplo, purês mistos, sucos com mais de uma fruta e salada de fruta como excelentes opções para os pequenos. Outro ponto que pode chamar a atenção das crianças são os formatos da comida.
“O corte também pode ser em formato de bolinha ou em tiras. Hoje existem diversos moldes e cortadores que podem ser utilizados em alimentos”, indica Elaine. O fundamental, segundo ela, é que o paladar seja o mais natural possível. “Até 1 ano, a criança não pode ter seus alimentos adoçados com açúcar ou salgados com sal”, alerta.
Você conhece outros truques para servir frutas e legumes para os pequenos? Deixe um comentário e troque ideias com outros leitores do Bora Provar!
Aproveite e visite nosso canal de receitas no youtube para muitas outras delícias!
Bora Provar!
2 Comentários