Como cortar carboidratos das dietas pode ajudar a emagrecer? É seguro? Calma, bora descobrir isso juntas?
Quando o assunto é dieta, tudo pode ser relativo. Um regime que pode ser encarado como eficaz para uma pessoa, pode não ser tão proveitoso para outra.
Como regra geral, no entanto, a redução da quantidade de carboidrato ingerida diariamente pode render bons resultados aos que buscam a perda de peso.
Como o corpo reage ao cortar carboidratos
Ao cortar carboidratos, o corpo torna-se obrigado a quebrar as gorduras armazenadas para obter energia. Logo, ao romper tais acúmulos, dá-se início ao processo de emagrecimento. Naturalmente, o tempo de acionamento deste mecanismo varia de acordo com cada metabolismo.
Fonte nutricional importante na pirâmide alimentar, o carboidrato é encontrado em pães, massas, bolos e batata, entre outros. Quando ingerido em excesso, contudo, pode ser o principal responsável por sobrepeso.
Limites ao cortar carboidratos
Ainda que constatada a sua contribuição no mecanismo de aumento de massa corporal, o carboidrato é necessário para que o organismo funcione de forma equilibrada. Segundo a nutricionista Renata Rodrigues de Oliveira, cortar carboidratos radicalmente não é a estratégia ideal.
“Eliminá-lo totalmente da dieta pode ser prejudicial para quem faz musculação, por exemplo, pois o corpo será privado de uma de suas fontes de energia, o que pode causar episódios de hipoglicemia, dores de cabeça e mau humor.
Sabe-se que hoje, para promover uma perda de peso adequada e sustentável a longo prazo, a escolha dos carboidratos corretos é de suma importância”, diz.
Dentre os carboidratos sugeridos como “adequados”, constam os cereais integrais, como trigo integral, arroz integral, milho e cevada.
Como adequar sua dieta sem riscos
Uma alternativa para quem não está acostumado ao sabor dos produtos integrais e pensa em cortar carboidratos sem causar grandes deficiências ao organismo é eliminá-los do menu por apenas dois dias na semana.
Nessa opção, retiram-se biscoitos e farináceos, entre outros, substituindo-os completamente por frutas e vegetais por pelo menos 48 horas. Outra dica é sempre cortar carboidratos depois das 18 horas.
Já os que eliminam a ingestão de carboidratos pela metade conseguem livrar-se, em média, de até mil calorias por dia. Fazendo as contas, isso pode representar a perda de até três quilos em um período de 15 dias.
O consumo de carnes magras, como peixe e frango é uma sugestão a ser inserida na dieta daqueles que decidem cortar carboidratos, considerando que a proteína ajuda a construir os músculos ao mesmo tempo em que o gerenciamento das porções de carboidratos pode contribuir para a diminuição da massa gorda.
A abstenção ou a redução drástica de carboidratos não é recomendada para menores de 17 anos, fase em que a fonte ainda exerce papel essencial no crescimento.
Abrir mão de itens carregados de farinha branca nas refeições pode significar a readequação do menu.
Alguns alimentos por vezes ignorados e que podem contribuir substancialmente para uma vida mais saudável – e para a perda de peso – são: abobrinha, alface, aspargos, azeitona, bacalhau, nabo, berinjela chicória, mexilhões, ovos, quiabo, rabanete e repolho.
Alerta à obesidade
Se o consumo de carboidratos simboliza o aumento de quilos vistos na balança, vale mencionar então que o número de obesos no planeta já é calculado em 400 milhões.
Em solo verde-amarelo, estima-se que um a cada quatro brasileiros já aderiu recentemente a algum tipo de regime, pois estariam acima do peso.
Gostou das nossas dicas cortar carboidratos? Então deixe um comentário e acompanhe nosso Canal no Youtube para ficar ligado em todas as novidades do Bora Provar.
1 Comentário