O corpo humano é muito inteligente. Ele é capaz de pegar vários tijolinhos e construir coisas incríveis. É isso que ele faz com os alimentos: transforma toda a nossa alimentação em pedacinhos e com eles fabrica o que precisamos, por exemplo, o colágeno.
É por essa razão que dizem “você é o que você come”! Se você consumir alimentos ricos em colágeno será mais firme e lisinha. Nesse artigo vamos aprender o cardápio certo para ter pele, unhas e cabelos fortes e bonitos, assim como articulações saudáveis. Lendo até o final, você vai descobrir:
- Como os alimentos participam da produção de colágeno;
- Porque precisamos tomar colágeno;
- Quais são os melhores suplementos;
- Alimentos ricos em colágeno;
- Hábitos na cozinha para se nutrir melhor.
Como os alimentos influenciam na produção de colágeno
O colágeno é uma proteína produzida pelo corpo humano e composto pelas substâncias: arginina, glicina, hidroxiprolina e prolina.
Para que o organismo produza e mantenha o colágeno, ele precisa dessas matérias primas e de outros nutrientes que funcionam como ferramentas 🛠para construir a proteína e fazer sua manutenção. Os nutrientes “ferramentas” são: lisina, ômega 3, vitamina A, enxofre, licopeno, vitamina C, vitamina E, cobre, selênio, zinco, enxofre e silício.
Várias partes do corpo, os tecidos de forma geral, precisam do colágeno para serem firmes porém flexíveis, como a ponta do nariz ou das orelhas. Pele, unhas e cabelos são fortes, resistentes e brilhantes graças a essa proteína.
As articulações e cartilagens também necessitam dessa substância. A carência de colágeno nesses pontos pode causar dor ou até doenças como artrite e artrose.
Portanto, se você deseja consumir alimentos ricos em colágeno, deve focar não só na matéria prima mas também nos nutrientes amigos da proteína. Além, claro, de adotar hábitos saudáveis que não prejudicam a formação e fixação de colágeno em seu organismo:
- Não fumar
- Não se expor intensamente a luz solar
- Praticar exercícios físicos
- Evitar o estresse
- Tomar 2 litros de água por dia
- Cuidado com a exposição à poluição
Porque precisamos tomar colágeno
Apesar de ser uma substância fabricada pelo nosso organismo, não é uma produção infinita. Que pena, né?!
A partir dos 30 anos a fabricação de colágeno cai em torno de 1% ao ano ⏳e continua reduzindo aos 40, 50, 60, 70 anos.
Por isso, quem já tem ou passou dos 30 anos (principalmente se não tiver os bons hábitos da listinha acima) deve ter uma alimentação rica em colágeno e inclusive fazer suplementação.
Alimentos ricos em colágeno e que estimulam sua produção
- 1 Carnes
Ricas em proteínas, vitamina B6 e B12.
- 2 Feijão, lentilhas e outros grãos
Fonte de ácido fólico, que é muito importante na produção de células novas.
- 3 Cerejas, uvas e frutas vermelhas
Também estimulam a renovação celular, pois contêm flavonoides, neutralizando os radicais livres. As frutas vermelhas são ricas em antioxidantes que combatem o envelhecimento e beneficia as paredes dos vasos sanguíneos da pele, combatendo o excesso de oleosidade e a acne.
- 4 Aveia
Rica em silício, beneficia músculos, tendões, cartilagens e articulações, podendo até amenizar as dores nessas regiões.
- 5 Caldo de osso
Fonte direta de colágeno pois os ossos, ligamentos, tendões e articulações animais contêm altas doses concentradas dessa proteína, do tipo 1, 2 e 3.
- 6 Salmão e Ostras
São de grande auxílio na síntese de colágeno por conter zinco. O salmão também contribui para a saúde da pele pois é rico em ômega 3 e ácidos graxos essenciais.
- 7 Folhas verdes
Algas verdes, alface, rúcula, feijão verde, brócolis, espinafre e semelhantes contêm clorofila. Essa substância também estimula a produção de colágeno pelo corpo.
- 8 Frutas cítricas
São a fonte mais rica de vitamina C, importantíssima na fabricação de colágeno. É ela que liga um aminoácido ao outro para formar a proteína. E ajuda diretamente na prevenção de rugas.
- 9 Ovos
Alimento rico em colágeno e enxofre, mineral necessário na produção da proteína. Esse nutriente também contribui na desintoxicação do corpo, lidando com a poluição absorvida.
- 10 Abacate
Fornece vitamina E que ajuda a prevenir a degradação do colágeno; e gorduras saudáveis responsáveis por melhorar a saúde da pele.
- 11 Tomate, pimenta e beterraba
O trio contém licopeno, protege a pele contra danos e participam da sintetização de colágeno.
- 12 Cenoura e batata doce
São exemplos de alimentos ricos em vitamina A, essencial no processo de reparação e regeneração do colágeno danificado.
- 13 Soja
Nas sua variadas formas de consumo (leite, tofu, proteína texturizada – PTS), apresenta o hormônio genisteína que acelera a produção de colágeno e bloqueia enzimas agentes do envelhecimento da pele.
- 14 Chá branco
Também impede certas enzimas capazes de destruir o colágeno.
- 15 Alho
Assim como o ovo, é rico em enxofre. Mas também apresenta boa quantidade de taurina e ácido lipóico, ambos capazes de reconstruir fibras de colágeno que foram prejudicadas.
- 16 Tutano
O tutano é uma proteína encontrada no interior dos ossos do boi, são seus tecidos conjuntivos, cuja maior concentração está nas cartilagens e nos ligamentos das juntas ósseas.
Hábitos na cozinha para manter os alimentos nutritivos
Para que seu esforço em manter essa dieta rica em colágeno valha a pena e que a diversidade de nutrientes chegue ao seu organismo, são necessários alguns cuidados:
- cozinhar no vapor;
- cozinhar com a casca bem lavada;
- não cozinhar por muito tempo;
- utilizar pouca água;
- preparar tudo no fogo alto;
- não armazenar os alimentos por muito tempo na geladeira;
- reutilizar a água usada no cozimento para preparar outro alimento (para aproveitar as vitaminas que ficaram na água).
Quais desses alimentos você precisa comer mais? Espero que a resposta não seja todos, rs. Conta para mim nos comentários!
Quer saber mais um alimento riquíssimo em colágeno? Aposto que você nem imagina qual é. Spoiler: é um pé de um bicho.
Aproveite e visite nosso canal de receitas no youtube para muitas outras delícias!
E aí, Bora Provar?
Deixe um comentário