Lançamento! Dê mais sabor à todos os seus pratos: Conheça meu novo Guia Completo de Temperos e Especiarias.

Amaciantes de Carnes que você tem em casa

amaciantes

Você sabe que existem alimentos que amaciam as carnes duras ou de segunda como dizem por aí e as deixam super macias e se desmanchando?

Existem esses amaciantes industrializados que são caros e ainda são cheios de ingredientes que não fazem bem para o seu organismo. Como o glutamato monossódico, além de muito sódio em sua composição. 

O melhor é usar ingredientes naturais que não vão prejudicar a sua saúde.

As churrascarias já sabem que o abacaxi é bom para a digestão, por isso servem abacaxi assado de sobremesa para ajudar a digerir a carne.

Existem várias opções mecânicas e com alimentos naturais para amaciar as carnes, além de dar sabor e textura para eles no seu preparo, vamos conhecer algumas?

Maneira certa de cortar a carne

A faca deve cortar no sentido contrário da fibra da carne para que ela fique menos consistente, o que é bom para o consumo e para a digestão. A faca deve ir na direção contrária à fibra, a carne fica mais macia para mastigar.

Corte x Fibra

Amaciar com o Martelo de Carne

Outra forma para amaciar a carne que funciona mais como nossas avós faziam que consiste em bater o alimento com o martelo de carne antes de prepará-lo na cozinha ou pedir para o açougueiro passar na máquina também, que tem a mesma função.

Martelo de Carne

Bater na carne com o martelo faz com que a carne fique mais achatada e plana, de modo que cozinhe mais rápido e com a panela bem quente para não acumular a água, assim você a sela dos dois lados e fica super macia com os líquidos dentro.

Frutas Amaciantes de Carnes

Você pode deixar carnes duras e baratas em bifes macios e suculentos usando algumas frutas para amaciá-los.

As enzimas presentes nas frutas que fazem essa mágica. Pode ser carnes de gado, frango ou suína. Além disso também agregam sabor e as deixam mais fácil de mastigar e digerir.

As frutas que funcionam bem são o abacaxi, mamão, figo, manga e kiwi. O kiwi é a mais indicada, devido ao seu sabor suave, não vai deixar sabor residual na sua carne e não se desmanchar, caso fique muito tempo marinando, já o abacaxi que é tem essa enzima em abundância pode deixar desmanchar sua carne no cozimento.

Kiwi

Marinar com o kiwi funciona em bifes finos para que a marinada penetre em toda a carne. Para utilizar basta macerar duas colheres da fruta picada, para cada uma xícara de carne (240g). Você pode deixar por até 2 horas, sem danos, mas pode deixar no mínimo 20, mas retire 20 minutos antes de prepará-la.

Já o abacaxi para amaciar a carne usa-se 100g da fruta para cada quilo de carne: bata a fruta com uma xícara de água no liquidificador e deixar a carne de molho na mistura por no mínimo 10 minutos.

Já as outras frutas, como mamão, manga, figo, 30 minutos já é tempo suficiente, mas pode deixar um sabor residual.

Outros Amaciantes de Carne

Iogurte

O iogurte também serve de amaciante de carnes de frango e bovina, além de amaciar deixa suculenta. A receita de frango Tikka Massala é um espetáculo de sabor e o Peito de Frango Indiano Assado na Brasa, nem se fala, fica marinando com iogurte e especiarias, fica uma delícia e super suculento e cheio de sabor.

Leite

O leite integral também serve de amaciante para o Bife de Fígado, ou o Fígado à Milanesa, deixando mais macio e saboroso e retirando o sabor amargo do fígado. Experimente deixá-lo marinando por 30 minutos no leite já com os temperos para ver a delícia que fica.

Café ou Chá Preto

O café também possui ácidos naturais, que quando marinados, amaciam os músculos.

Faça um café bem forte e esperar que ele esfrie antes de usá-lo como amaciante de carne, mas é necessário deixar marinando por 24 horas. Mas o sabor do café vai penetrar na carne também, mas é uma delícia.

Alguns Utensílios que podem te ajudar na cozinha nesse processo:

Conclusão sobre como Amaciar as Carnes

Só come carne dura se quiser afiar os dentes, agora você pode escolher como vai amaciar suas carnes e fazer receitas espetaculares com essas dicas super fáceis e que vão facilitar a sua vida na cozinha!

Bora Provar!