Amaciantes de Carnes que você tem em casa

amaciantes

Você sabe que existem alimentos que amaciam as carnes duras ou de segunda como dizem por aí e as deixam super macias e se desmanchando?

Existem esses amaciantes de carne industrializados que são caros e ainda são cheios de ingredientes que não fazem bem para o seu organismo. Como o glutamato monossódico, além de muito sódio em sua composição. 

O melhor √© usar ingredientes naturais que n√£o v√£o prejudicar a sua sa√ļde.

As churrascarias já sabem que o abacaxi é bom para a digestão, por isso servem abacaxi assado de sobremesa para ajudar a digerir a carne.

Existem v√°rias op√ß√Ķes mec√Ęnicas e com alimentos naturais para amaciar as carnes, al√©m de dar sabor e textura para eles no seu preparo, vamos conhecer algumas?

Maneira certa de cortar a carne

A faca deve cortar no sentido contrário da fibra da carne para que ela fique menos consistente, o que é bom para o consumo e para a digestão. A faca deve ir na direção contrária à fibra, a carne fica mais macia para mastigar.

Corte x Fibra

Amaciar com o Martelo de Carne

Outra forma para amaciar a carne que funciona mais como nossas avós faziam que consiste em bater o alimento com o martelo de carne antes de prepará-lo na cozinha ou pedir para o açougueiro passar na máquina também, que tem a mesma função.

Martelo de Carne

Bater na carne com o martelo faz com que a carne fique mais achatada e plana, de modo que cozinhe mais rápido e com a panela bem quente para não acumular a água, assim você a sela dos dois lados e fica super macia com os líquidos dentro.

Frutas Amaciantes de Carne

Você pode deixar carnes duras e baratas em bifes macios e suculentos usando algumas frutas para amaciá-los.

As enzimas presentes nas frutas que fazem essa mágica. Pode ser carnes de gado, frango ou suína. Além disso também agregam sabor e as deixam mais fácil de mastigar e digerir.

As frutas que funcionam bem s√£o o abacaxi, mam√£o, figo, manga e kiwi. O kiwi √© a mais indicada, devido ao seu sabor suave, n√£o vai deixar sabor residual na sua carne e n√£o se desmanchar, caso fique muito tempo marinando, j√° o abacaxi que √© tem essa enzima em abund√Ęncia pode deixar desmanchar sua carne no cozimento.

Kiwi

Marinar com o kiwi funciona em bifes finos para que a marinada penetre em toda a carne. Para utilizar basta macerar duas colheres da fruta picada, para cada uma xícara de carne (240g). Você pode deixar por até 2 horas, sem danos, mas pode deixar no mínimo 20, mas retire 20 minutos antes de prepará-la.

Já o abacaxi para amaciar a carne usa-se 100g da fruta para cada quilo de carne: bata a fruta com uma xícara de água no liquidificador e deixar a carne de molho na mistura por no mínimo 10 minutos.

Já as outras frutas, como mamão, manga, figo, 30 minutos já é tempo suficiente, mas pode deixar um sabor residual.

Outros Amaciantes de Carne

Iogurte

O iogurte também serve de amaciante de carnes de frango e bovina, além de amaciar deixa suculenta. A receita de frango Tikka Massala é um espetáculo de sabor e o Peito de Frango Indiano Assado na Brasa, nem se fala, fica marinando com iogurte e especiarias, fica uma delícia e super suculento e cheio de sabor.

Leite

O leite integral também serve de amaciante para o Bife de Fígado, ou o Fígado à Milanesa, deixando mais macio e saboroso e retirando o sabor amargo do fígado. Experimente deixá-lo marinando por 30 minutos no leite já com os temperos para ver a delícia que fica.

Café ou Chá Preto

O caf√© tamb√©m possui √°cidos naturais, que quando marinados, amaciam os m√ļsculos.

Faça um café bem forte e esperar que ele esfrie antes de usá-lo como amaciante de carne, mas é necessário deixar marinando por 24 horas. Mas o sabor do café vai penetrar na carne também, mas é uma delícia.

Outros Amaciantes de Carne que podem ser usados

Os √°cidos naturais mais frequentemente empregados s√£o o¬†vinagre bals√Ęmico, suco de tomate, suco de lim√£o, de lima ou de laranja. Ao marinar a carne, n√£o se deve exceder o tempo de 2 horas, pois, sen√£o, haver√° a ocorr√™ncia de um efeito contr√°rio: ao inv√©s de a carne ser amaciada, endurecer√°.

Conclus√£o sobre Amaciantes de Carne

Agora que você conhece os Amaciantes de Carne Naturais, só come carne dura se quiser afiar os dentes, agora você pode escolher como vai amaciar suas carnes e fazer receitas espetaculares com essas dicas super fáceis e que vão facilitar a sua vida na cozinha!

Bora Provar!