Como cortar Queijos

queijos-cortes

Para voc├¬ preparar uma bela mesa com queijos (mas ├ę preciso saber como cortar Queijos de maneira eficaz e fazer render) e frios e um bom vinho. Tudo come├ža pelos olhos e uma boa apresenta├ž├úo. Neste caso os queijos podem ser os nossos melhores aliados, pois h├í diversos sabores e texturas que podemos brincar, basta picar e pronto!

queijos-cortes
Queijos

Mas n├úo ├ę bem assim, voc├¬ sabia que para cada tipo de queijo, seja ele redondo, triangular, retangular ou quadrado, temos uma forma correta de fazer o corte.  Dessa maneira ├ę assegurar que cada fatia ter├í uma parte da massa e da crosta de forma proporcional, ou seja, cada peda├žo dever├í ser uma representa├ž├úo do queijo na sua forma original. Assim podemos sentir todos os sabores, texturas e aromas.

A geometria dos Queijos:

Geometria dos Queijos

Como Cortar Queijos

Cortar o queijo de forma correta vai depender da sua forma e do seu tamanho:

– O queijos redondos como camembert, brie e minas devem ser cortados em tri├óngulos, como um bolo.

– Queijos redondos e altos, como o gorgonzola, gruy├Ęre e emmental devem ser divididos ao meio e cortados em forma de cunha (tri├óngulos grandes). A cunha poder├í ser dividida em fatias mais finas no sentido do centro para a crosta.

– Queijos muito cremosos no centro, como o Serra da Estrela – queijo portugu├¬s, devem ser apreciados tirando delicadamente a parte de cima da crosta com uma faca (corte em forma de cruz) para servir a massa cremosa com uma colher ou esp├ítula.

– J├í os queijos em forma de pir├ómide (geralmente de cabra), Feta, Pecorino e Roquefort, devem ser cortados em tri├óngulos como uma estrela de 6 pontas.

– Queijos cil├şndricos, como o provolone, devem ser cortados em fatias grossas e depois divididos em tri├óngulos.

– Queijos muito duros como o parmes├úo, devem ser quebrados em peda├žos irregulares com uma esp├ítula de ponta, como se estivesse ÔÇťquebrandoÔÇŁ o queijo.

– Queijos retangulares como prato e mussarela, s├úo cortados em fatias grossas e depois em palitos.

A faca e o queijo

Existem facas espec├şficas para cada queijos, no entanto, se voc├¬ n├úo tiver as facas apropriadas, escolha uma faca com l├ómina de fio liso, sem serrilhas, que o efeito ser├í o mesmo.

Lembre-se de lavar a faca quando cortar os diferentes tipos de queijo para que os sabores não se misturem.

Enfim, agora que voc├¬ sabe como cortar e apresentar os queijos ├ę s├│ buscar a inspira├ž├úo e preparar a mesa, com ta├žas de vinhos e espumantes, com salames e p├Áes e frutas frescas e secas, cuidando dos detalhes, transmite todo o cuidado e carinho para seus familiares e amigos, tornando o conv├şvio ainda mais especial.

D├í uma olhada nessa deliciosa T├íbua de Queijos que fiz e outra receita que acompanha bem ├ę uma deliciosa Foccacia, e para saber mais sobre queijos d├í uma olhada nessas Dicas de Queijos.

Fa├ža aquela mesa linda e me marque nas fotos nas redes sociais para eu ficar orgulhosa de voc├¬!

Bora Provar!