Lançamento! Dê mais sabor à todos os seus pratos: Conheça meu novo Guia Completo de Temperos e Especiarias.

Como cortar o Queijos

queijos-cortes

Para você preparar uma bela mesa com queijos e frios e um bom vinho. Tudo começa pelos olhos e uma boa apresentação. Neste caso os queijos podem ser os nossos melhores aliados, pois há diversos sabores e texturas que podemos brincar, basta picar e pronto!

queijos-cortes
Queijos

Mas não é bem assim, você sabia que para cada tipo de queijo, seja ele redondo, triangular, retangular ou quadrado, temos uma forma correta de fazer o corte.  Dessa maneira é assegurar que cada fatia terá uma parte da massa e da crosta de forma proporcional, ou seja, cada pedaço deverá ser uma representação do queijo na sua forma original. Assim podemos sentir todos os sabores, texturas e aromas.

A geometria dos Queijos:

Geometria dos Queijos

Como Cortar Queijos

Cortar o queijo de forma correta vai depender da sua forma e do seu tamanho:

– O queijos redondos como camembert, brie e minas devem ser cortados em triângulos, como um bolo.

– Queijos redondos e altos, como o gorgonzola, gruyère e emmental devem ser divididos ao meio e cortados em forma de cunha (triângulos grandes). A cunha poderá ser dividida em fatias mais finas no sentido do centro para a crosta.

– Queijos muito cremosos no centro, como o Serra da Estrela – queijo português, devem ser apreciados tirando delicadamente a parte de cima da crosta com uma faca (corte em forma de cruz) para servir a massa cremosa com uma colher ou espátula.

– Já os queijos em forma de pirâmide (geralmente de cabra), Feta, Pecorino e Roquefort, devem ser cortados em triângulos como uma estrela de 6 pontas.

– Queijos cilíndricos, como o provolone, devem ser cortados em fatias grossas e depois divididos em triângulos.

– Queijos muito duros como o parmesão, devem ser quebrados em pedaços irregulares com uma espátula de ponta, como se estivesse “quebrando” o queijo.

– Queijos retangulares como prato e mussarela, são cortados em fatias grossas e depois em palitos.

A faca e o queijo

Existem facas específicas para cada queijos, no entanto, se você não tiver as facas apropriadas, escolha uma faca com lâmina de fio liso, sem serrilhas, que o efeito será o mesmo.

Lembre-se de lavar a faca quando cortar os diferentes tipos de queijo para que os sabores não se misturem.

Enfim, agora que você sabe como cortar e apresentar os queijos é só buscar a inspiração e preparar a mesa, com taças de vinhos e espumantes, com salames e pões e frutas frescas e secas, cuidando dos detalhes, transmite todo o cuidado e carinho para seus familiares e amigos, tornando o convívio ainda mais especial.

Dá uma olhada nessa deliciosa Tábua de Queijos que fiz e outra receita que acompanha bem é uma deliciosa Foccacia, e para saber mais sobre queijos dá uma olhada nessas Dicas de Queijos.

Faça aquela mesa linda e me marque nas fotos nas redes sociais para eu ficar orgulhosa de você!

Bora Provar!