Tipos de Arroz x Cozimento

arroz

Você conhece os tipos de arroz que encontramos no mercado? Vou te explicar cada um e como cozinhá-los perfeitamente e com qual tipo de refeição combina.

Cada Arroz tem seus segredinhos de como fazer, como temperar e o seu tempo de cozimento, e existe um para cada tipo de comida conforme sua receita.

Arroz Branco

O Arroz Branco é o mais consumido no mundo, simples e muito rápido de fazer, é o menos saudável, pois ele sofre vários processos químicos para retirar todas as fibras e vitaminas para ficar branquinho assim. Mas como é o mais barato e o mais fácil de cozinhar é o mais consumido, mas não é sempre que as pessoas acertam, pois pode ficar cru ou unidos venceremos.

Aprenda a fazer um arroz branco soltinho e bem temperado.

As receitas que mais combinam com esse arroz são, Arroz com Feijão, Arroz com Lentilha, Arroz Doce, Arroz Carreteiro, Arroz com Fricassê, Arroz com Strogonoff, Bolinho de Arroz.

A proporção para cozimento 1 xícara de arroz x 2 xícaras de água, por 20 minutos, deixe tampado até ferver, depois baixe o fogo e deixe a tampa entre aberta, para não virar. Quando a água secar, feche e não abra até desligar. Abra depois de 5 minutos com o fogo desligado.

Dica: para o arroz ficar soltinho, frite ele até ficar branquinho. Caso goste de unidos venceremos não frite.

Você pode temperar o arroz branco, com alho, cebola, alho poró, louro, sal, pimenta, ervas finas, ervas de provence, cozinhar com cenoura ralada(vai ficar laranja), beterraba (vai ficar rosa), brócolis, couve-flor (esses dois, prefiro cozinhar no vapor e depois misturar), pode colocar curry, açafrão da terra, colorau, páprica doce.

Arroz Parboilizado

Esse Arroz Parboilizado é para quem não quer correr o risco de empapar, pois ele nunca vai ficar grudadinho, fica soltinho sem precisar fritar. Já tem um sabor diferente, menos forte do que o arroz integral. Pois ele já não passa por tantos processos químicos para ficar branco, é mais amarelado.

O arroz parboilizado é descascado e polido, ele é mais nutritivo do que o arroz branco e quando aquecido com água, muitos dos nutrientes do farelo e do embrião migram para o interior do grão e se fixam nele.

As receitas que combinam com esse arroz são as mesmas do arroz branco vai do gosto mesmo, é mais indicado para fazer Carreteiro de churrasco, pois não vai grudar no fundo na panela, Arroz Frito com Legumes, Arroz à Grega.

A proporção de cozimento 1 xícara de arroz x 2 1/2 de água, por 30 minutos, deixar tampado até ferver, depois baixar o fogo, e deixar um fresta na tampa para não virar, depois que secar um pouco a água pode fechar novamente.

Você pode temperar o arroz parboilizado, com alho, cebola, alho poró, louro, sal, pimenta, ervas finas, ervas de provence.

arroz-parboilizado
Arroz Parboilizado

Arroz Integral

O Arroz Integral nunca vai ficar empapado, pois você pode colocar a quantidade de água que for, no máximo ele vai ficar bem macio e abrir os grãos, fica super soltinho sem precisar fritar. Já tem um sabor mais acentuado, muitas e fibras e vitaminas. Quando você como produtos integrais não pode esquecer de tomar bastante água, pois eles tentem a absorver muito água nos nossos intestinos e tem que comer bastante verduras.

O arroz integral é somente descascado mantendo todos os nutrientes dos grãos, ele é muito nutritivo e quando cozido, muitos dos nutrientes do farelo e do embrião migram para o interior do grão e se fixam nele.

As receitas que combinam com esse arroz integral são as mesmas do arroz branco, é mais indicado para uma alimentação balanceada.

A proporção de cozimento 1 xícara de arroz x 3 de água, por 40 minutos, deixar tampado até ferver, depois baixar o fogo, e deixar tampado pois ele não levanta fervura.

Você pode temperar o arroz integral, com alho, cebola, alho poró, louro, sal, pimenta, ervas finas, ervas de provence.

arroz-integral
Arroz Integral

Arroz Arbóreo

O Arroz Arbóreo é indicado para fazer especialmente Risotos, ele tem um grão mais largo e curto, e como ele tem bastante amido é o resultado de risoto cremoso, quanto mais mexer enquanto estiver cozinhando mais ele soltará esse amido e seu risoto ficará super cremoso.

Mas o Arroz Arbóreo pode ser usado para fazer arroz doce também, vai ficar super cremoso e saboroso.

A proporção de cozimento é de 1 xícara para 3 de água fervente, sendo acrescentada aos poucos durante o cozimento e mexendo sempre para soltar o amido e ficar cremoso. E é servido al dente como massa.

Você precisa colocar uma bebida alcóolica quando for preparar risoto para ele absorver o sabor e ficar temperado como tem que ser, pode ser vinho branco, tinto, whisky, vodca, cachaça e até licor, e você pode variar os sabores do risoto como sua imaginação mandar e os sabores que você gosta, de frango, carne, camarão, salmão, porco, vegetais e legumes, frutas secas.

Mas não esqueça de fazer um caldo seja de legumes (cebola, cenoura, aipo) com cascas de legumes também. De frango, de carne o que você preferir, o caldo dos cogumelos chitake que você hidratar, reserve a água e coe em um filtro de café para retirar as possíveis areias que tem neles, vai dar muito sabor para o seu risoto de cogumelos.

Arroz Arbóreo

Arroz Japonês

O Arroz Japonês é usado principalmente para fazer sushi, temakis, comer com molhos japoneses e chineses, ele é bem pegajoso depois de pronto, justamente para grudar na alga e nos hashis para ser mais fácil de comer.

A proporção de cozimento é 1 xícara de arroz para 1 1/2 de água, com a tampa fechada, mas seu preparo é diferente, pois você deve lavar o grão até a água sair bem transparente, não leitosa, quando mais lavar melhor. Ele cozinha por 20 minutos depois deixe tampado mais 10 minutos com o fogo desligado para terminar o cozimento.

E esse Arroz Japonês não é temperado durante o cozimento, somente depois de pronto. Tempero: para essa medida, 1 colher sopa de vinagre de arroz, 1 colher sopa de açúcar refinado, 1/3 de colher de sopa de sal.

Arroz Japonês

Arroz Basmati

O Arroz Basmati é usado principalmente em comida Tailandesa e Indiana, tem um grão fino e comprido, e quando cozido fica bem soltinho, tem um sabor suave que complementa os sabores fortes e apimentados dessas culinárias, como Curry de legumes ou carnes, frutos do mar.

A proporção de cozimento é de 1 xícara de arroz para 2 xícaras de água, cozinhe por 30 minutos e deixe tampado até secar e ficar soltinho.

Esse arroz é temperado somente com sal e pode ser cozido com leite de coco para dar mais sabor, ou até água de coco, fica incrível e dá suavidade e um leve adocicado para os pratos.

Pode ser feito um delicioso Arroz Doce com sabores de coco, manga, abacaxi, bem refrescantes e super combinam com culinária Thay!

Arroz Basmati

Arroz Vermelho

O Arroz Vermelho é um arroz integral e um grão rico em ferro, zinco e muitas fibras, utilizado em pratos gourmet, é um grão que firme e bem soltinho quando cozido.

A proporção de cozimento é de 1 xícara de arroz para 3 xícaras de água, e tem um tempo de cozimento de 40 minutos, e fica al dente.

Pode temperar com o que preferir, sal, pimenta, cebola, alho, alho poró, temperos mais fortes que ele suporta bem. Ele também tem um sabor similar ao arroz integral.

É servido com frutos do mar, Arroz de polvo, com outros grãos integrais juntos, temperado com legumes e servido como saladas também.

Arroz Vermelho

Arroz Negro

O Arroz Negro é pouco utilizado no Brasil, mas tem uma origem no mediterrâneo, com pratos mais sofisticados, é um arroz integral e rico em proteínas, minerais e muitas fibras. O pratos que mais combinam são combinados com sabores fortes, frutos do mar, como polvo e mexilhões, Risotos, Cogumelos.

A proporção de cozimento é de 1 xícara de arroz para 3 xícaras de água e tem o cozimento em 40 minutos ficando al dente também.

Pode ser servido como salada, com peixes, legumes super saboroso e marcante, vale a pena experimentar!

Arroz Negro

Conclusão sobre os Tipos de Arroz e Cozimento

E aí gostou das dicas e como cozinhar cada tipo de arroz e onde cada um combina com um culinária ou refeição, mas vai da sua criatividade em criar pratos deliciosos a partir dessa base deliciosa que combina com diversos alimentos e temperos.

Bora Provar!

Topo newsletter Rose

Grátis: Receba uma nova receita por dia

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.