Lançamento! Dê mais sabor à todos os seus pratos: Conheça meu novo Guia Completo de Temperos e Especiarias.

Tipos de Arroz x Cozimento

arroz

Você conhece os tipos de arroz que encontramos no mercado? Vou te explicar cada um e como cozinhá-los perfeitamente e com qual tipo de refeição combina.

Cada Arroz tem seus segredinhos de como fazer, como temperar e o seu tempo de cozimento, e existe um para cada tipo de comida conforme sua receita.

Arroz Branco

O Arroz Branco é o mais consumido no mundo, simples e muito rápido de fazer, é o menos saudável, pois ele sofre vários processos químicos para retirar todas as fibras e vitaminas para ficar branquinho assim. Mas como é o mais barato e o mais fácil de cozinhar é o mais consumido, mas não é sempre que as pessoas acertam, pois pode ficar cru ou unidos venceremos.

As receitas que mais combinam com esse arroz são, Arroz com Feijão, Arroz com Lentilha, Arroz Doce, Arroz Carreteiro, Arroz com Fricassê, Arroz com Strogonoff, Bolinho de Arroz.

A proporção para cozimento 1 xícara de arroz x 2 xícaras de água, por 20 minutos, deixe tampado até ferver, depois baixe o fogo e deixe a tampa entre aberta, para não virar. Quando a água secar, feche e não abra até desligar. Abra depois de 5 minutos com o fogo desligado.

Dica: para o arroz ficar soltinho, frite ele até ficar branquinho. Caso goste de unidos venceremos não frite.

Você pode temperar o arroz branco, com alho, cebola, alho poró, louro, sal, pimenta, ervas finas, ervas de provence, cozinhar com cenoura ralada(vai ficar laranja), beterraba (vai ficar rosa), brócolis, couve-flor (esses dois, prefiro cozinhar no vapor e depois misturar), pode colocar curry, açafrão da terra, colorau, páprica doce.

Arroz Parboilizado

Esse Arroz Parboilizado é para quem não quer correr o risco de empapar, pois ele nunca vai ficar grudadinho, fica soltinho sem precisar fritar. Já tem um sabor diferente, menos forte do que o arroz integral. Pois ele já não passa por tantos processos químicos para ficar branco, é mais amarelado.

O arroz parboilizado é descascado e polido, ele é mais nutritivo do que o arroz branco e quando aquecido com água, muitos dos nutrientes do farelo e do embrião migram para o interior do grão e se fixam nele.

As receitas que combinam com esse arroz são as mesmas do arroz branco vai do gosto mesmo, é mais indicado para fazer Carreteiro de churrasco, pois não vai grudar no fundo na panela, Arroz Frito com Legumes, Arroz à Grega.

A proporção de cozimento 1 xícara de arroz x 2 1/2 de água, por 30 minutos, deixar tampado até ferver, depois baixar o fogo, e deixar um fresta na tampa para não virar, depois que secar um pouco a água pode fechar novamente.

Você pode temperar o arroz parboilizado, com alho, cebola, alho poró, louro, sal, pimenta, ervas finas, ervas de provence.

arroz-parboilizado
Arroz Parboilizado

Arroz Integral

O Arroz Integral nunca vai ficar empapado, pois você pode colocar a quantidade de água que for, no máximo ele vai ficar bem macio e abrir os grãos, fica super soltinho sem precisar fritar. Já tem um sabor mais acentuado, muitas e fibras e vitaminas. Quando você como produtos integrais não pode esquecer de tomar bastante água, pois eles tentem a absorver muito água nos nossos intestinos e tem que comer bastante verduras.

O arroz integral é somente descascado mantendo todos os nutrientes dos grãos, ele é muito nutritivo e quando cozido, muitos dos nutrientes do farelo e do embrião migram para o interior do grão e se fixam nele.

As receitas que combinam com esse arroz integral são as mesmas do arroz branco, é mais indicado para uma alimentação balanceada.

A proporção de cozimento 1 xícara de arroz x 3 de água, por 40 minutos, deixar tampado até ferver, depois baixar o fogo, e deixar tampado pois ele não levanta fervura.

Você pode temperar o arroz integral, com alho, cebola, alho poró, louro, sal, pimenta, ervas finas, ervas de provence.

arroz-integral
Arroz Integral

Arroz Arbóreo

O Arroz Arbóreo é indicado para fazer especialmente Risotos, ele tem um grão mais largo e curto, e como ele tem bastante amido é o resultado de risoto cremoso, quanto mais mexer enquanto estiver cozinhando mais ele soltará esse amido e seu risoto ficará super cremoso.

Mas o Arroz Arbóreo pode ser usado para fazer arroz doce também, vai ficar super cremoso e saboroso.

A proporção de cozimento é de 1 xícara para 3 de água fervente, sendo acrescentada aos poucos durante o cozimento e mexendo sempre para soltar o amido e ficar cremoso. E é servido al dente como massa.

Você precisa colocar uma bebida alcóolica quando for preparar risoto para ele absorver o sabor e ficar temperado como tem que ser, pode ser vinho branco, tinto, whisky, vodca, cachaça e até licor, e você pode variar os sabores do risoto como sua imaginação mandar e os sabores que você gosta, de frango, carne, camarão, salmão, porco, vegetais e legumes, frutas secas.

Mas não esqueça de fazer um caldo seja de legumes (cebola, cenoura, aipo) com cascas de legumes também. De frango, de carne o que você preferir, o caldo dos cogumelos chitake que você hidratar, reserve a água e coe em um filtro de café para retirar as possíveis areias que tem neles, vai dar muito sabor para o seu risoto de cogumelos.

Arroz Arbóreo

Arroz Japonês

O Arroz Japonês é usado principalmente para fazer sushi, temakis, comer com molhos japoneses e chineses, ele é bem pegajoso depois de pronto, justamente para grudar na alga e nos hashis para ser mais fácil de comer.

A proporção de cozimento é 1 xícara de arroz para 1 1/2 de água, com a tampa fechada, mas seu preparo é diferente, pois você deve lavar o grão até a água sair bem transparente, não leitosa, quando mais lavar melhor. Ele cozinha por 20 minutos depois deixe tampado mais 10 minutos com o fogo desligado para terminar o cozimento.

E esse Arroz Japonês não é temperado durante o cozimento, somente depois de pronto. Tempero: para essa medida, 1 colher sopa de vinagre de arroz, 1 colher sopa de açúcar refinado, 1/3 de colher de sopa de sal.

Arroz Japonês

Arroz Basmati

O Arroz Basmati é usado principalmente em comida Tailandesa e Indiana, tem um grão fino e comprido, e quando cozido fica bem soltinho, tem um sabor suave que complementa os sabores fortes e apimentados dessas culinárias, como Curry de legumes ou carnes, frutos do mar.

A proporção de cozimento é de 1 xícara de arroz para 2 xícaras de água, cozinhe por 30 minutos e deixe tampado até secar e ficar soltinho.

Esse arroz é temperado somente com sal e pode ser cozido com leite de coco para dar mais sabor, ou até água de coco, fica incrível e dá suavidade e um leve adocicado para os pratos.

Pode ser feito um delicioso Arroz Doce com sabores de coco, manga, abacaxi, bem refrescantes e super combinam com culinária Thay!

Arroz Basmati

Arroz Vermelho

O Arroz Vermelho é um arroz integral e um grão rico em ferro, zinco e muitas fibras, utilizado em pratos gourmet, é um grão que firme e bem soltinho quando cozido.

A proporção de cozimento é de 1 xícara de arroz para 3 xícaras de água, e tem um tempo de cozimento de 40 minutos, e fica al dente.

Pode temperar com o que preferir, sal, pimenta, cebola, alho, alho poró, temperos mais fortes que ele suporta bem. Ele também tem um sabor similar ao arroz integral.

É servido com frutos do mar, Arroz de polvo, com outros grãos integrais juntos, temperado com legumes e servido como saladas também.

Arroz Vermelho

Arroz Negro

O Arroz Negro é pouco utilizado no Brasil, mas tem uma origem no mediterrâneo, com pratos mais sofisticados, é um arroz integral e rico em proteínas, minerais e muitas fibras. O pratos que mais combinam são combinados com sabores fortes, frutos do mar, como polvo e mexilhões, Risotos, Cogumelos.

A proporção de cozimento é de 1 xícara de arroz para 3 xícaras de água e tem o cozimento em 40 minutos ficando al dente também.

Pode ser servido como salada, com peixes, legumes super saboroso e marcante, vale a pena experimentar!

Arroz Negro

E aí gostou das dicas e como cozinhar cada tipo de arroz e onde cada um combina com um culinária ou refeição, mas vai da sua criatividade em criar pratos deliciosos a partir dessa base deliciosa que combina com diversos alimentos e temperos.

Bora Provar!