Manter a dieta é importante para garantir bons resultados na busca pela forma ideal, mas ter um cardápio sem carne vermelha pode não ser a decisão mais fácil de sua vida. No entanto, se você estiver realmente a fim de mudar seu estilo de alimentação, contar com boas dicas e com a ajuda de um nutricionista pode ser bem útil e esclarecedor.
Saúde em um cardápio sem carne vermelha
Um cardápio sem carne vermelha indica a diminuição na ingestão de gordura saturada, colesterol, hormônios, antibióticos, agrotóxicos e nitratos. É de conhecimento geral que essas substâncias causam danos ao organismo humano e estão relacionadas ao desenvolvimento de muitos tipos de câncer, além de doenças cardiovasculares e aumento de peso.
Mesmo com todas essas informações, ainda há quem tenha medo de abolir de vez a carne vermelha de sua dieta, tendo receio das reações e do que virá a sentir.
Realmente, pode não ser fácil, especialmente se você é uma daquelas pessoas que consome carne desde sempre. Difícil, mas não impossível: um dos truques para não sofrer diante de um cardápio sem carne vermelha é acrescentar sabor aos pratos.
Antes de mais nada, é preciso substituir 100 gramas de carne por uma concha de feijão. Essa troca vai possibilitar a garantia da totalidade dos nutrientes. Preocupada com efeitos colaterais? Que nada! Em uma semana, você notará mais leveza em seu organismo, pois a digestão acontece com mais facilidade.
Sugestão de cardápio sem carne vermelha
O que não pode faltar:
¼ de cereais – pode ser trigo, milho,arroz
¼ de leguminosas (ervilha, feijão, grão-de-bico, lentilha…)
½ de verduras e legumes
1 fruta (de sua preferência)
Você pode variar bastante seu cardápio sem carne vermelha e por isso apresentamos a seguir 3 sugestões de receitas. Essas opções também podem entrar na dieta de pessoas que querem ficar sem carne vermelha por apenas alguns dias na semana, ou por um curto período.
3 receitas sem carne
Escondidinho de soja
Este é um prato bem popular, que tem origem no interior do País, criado por dois jovens agricultores que sofriam com a fome. Prática e saborosa, essa receita pode não levar nenhum tipo de carne: basta substituí-la por soja. A versão verde do escondidinho tem poucos ingredientes: proteína texturizada de soja fina, molho shoyu, cebola, salsinha, cebolinha, azeitonas, sal e limão.
Lasanha verde
A lasanha é um dos pratos preferidos de quem é adepto do cardápio sem carne vermelha, especialmente por causa da grande lista de ingredientes que podem ser acrescentados nas suas receitas.
A abobrinha e a berinjela, por exemplo, podem substituir as camadas da lasanha. O recheio ainda pode ser elaborado com verduras e legumes nutritivos, como brócolis, cenoura e palmito. Molhos que não são de origem animal também são ótimas opções.
Feijoada vegana
É difícil imaginar uma feijoada sem carne? Preste atenção na seguinte dica e verá que um dos pratos mais populares do Brasil pode atender, sim, a praticamente todos os estilos de vida da população. Em versão light, ela vai deixar também a sua consciência bem mais leve.
Você vai precisar de 1 kg de feijão preto, 200 g de carne de soja em pedaços, 1 lata de carne de glúten, 1 pacote de salsicha de soja, temperos (alho, cebola, louro, sal) e 1 colher de salsinha.
O feijão deve ser deixado de molho na água e cozido com as folhas de louro. A carne de soja deve ser fervida em pedaços – escorra em seguida. Em uma outra panela, frite o alho e a cebola e adicione o sal. Reserve.
Após cozinhar o feijão na panela de pressão, adicione a carne de soja já fervida e os temperos fritos. Se quiser um caldo mais grosso, coloque mais água e deixe ferver por mais tempo. Acrescente a salsinha picada e a carne de glúten em pedacinhos no feijão. Use sal para temperar e sirva.
E aí, Bora provar essas delícias e incrementar sua nutrição de forma saudável? Então deixe um comentário! E não esqueça de visitar nosso canal no YouTube para ficar ligada em todas as novidades.
6 Comentários