Lançamento! Dê mais sabor à todos os seus pratos: Conheça meu novo Guia Completo de Temperos e Especiarias.

Cogumelos e seus segredos!

Os cogumelos são um fruto dos macrofungos onde servem para consumo, medicina (penicilina) e para rituais (alucinógenos). Eu só uso na culinária mesmo, e compro de fornecedores, nunca se deve consumir colhidos da natureza, pois somente 10% das variedades são comestíveis.

Os cogumelos Shiitake e o Shimeji são ricas fontes de fibra, de todos as variedades eles são os ricos em vitaminas e minerais, principalmente B1, B2, B9, fósforo e vitamina C. Em porcentagem seus nutrientes ficam entre 5,6% de carboidrato; 2,9% de proteína; 0,42% de lipídios; 2% de fibras. Para ser uma fonte de proteína é necessário consumir no mínimo 100g de cogumelos e secos essas proteínas são potencializados.

Vamos aprender mais sobre cada tipo de cogumelos, seu formato, sabor, como preparar e os mais utilizados para alguns pratos deliciosos.

Tipos de Cogumelos e onde são melhor aproveitados

Cogumelo Paris

Cogumelo Paris

O cogumelos Paris tem um sabor leve e é bem versátil para os preparos, combina bem com outros tipos de cogumelos além de ser o mais consumido e o mais barato deles.

Ele é mais utilizado em saladas (cru), pizzas, massas e molhos principalmente no Strogonoffe, Cogumelos Refogados.

Cogumelo Cremini

Cocumelo Cremini

O cogumelo Cremini muito consumido na Itália, é saboroso, tem textura mais firme. Suporta qualquer método de cozimento, sendo grelhado, frito, assado, e combina bem com outros cogumelos.

Combina com vários pratos que envolva cogumelos, sendo assado ou refogado no preparo de um delicioso Beef Wellington.

Cogumelo Shiitake

Cogumelo Shiitake

O cogumelo Shiitake é muito saboroso e nutritivo. Um super cogumelo que aguenta longo período de cozimento, sempre remova as hastes de preparar, pois são muito fibrosas e duras.

Combina muito bem o seu sabor com um delicioso Risoto de Cogumelos, com um cozido de carne, um Rondelli de Cogumelos e Nozes.

Cogumelo Shimeji

Cogumelo Shimeji

O cogumelo Shimeji é muito delicado e saboroso, serve para preparos rápidos, com uma textura super macia, ficará muito gostoso em receita rápida de Brusqueta de Cogumelos ou com um Peixe Grelhado e Cogumelos.

Cogumelo Portobelo

Cogumelo Portobelo

O cogumelo Portobelo é muito rico em nutrientes e muito saboroso, tem um tamanho maior que os outros e usamos sem as hastes.

Ele é ideal para assar na brasa ou grelhar, pode substituir a carne em um hambúrguer vegetariano ou assado com queijo ou somente com azeite, sal, pimenta do reino e alho picado.

Cogumelo Ostra ou Oyster

O Cogumelo Ostra é encontrado nas cores, branco, Dourado, Rosa, Amarela, com sabor suave e levemente adocicado.

Seu cozimento é rápido, para preservar seu sabor leve e suave, você pode adicionar em omeletes e sopas e cremes.

Cogumelo Morel

Cogumelo Morel

O cogumelo Morel tem um sabor intenso e terroso, são cogumelos selvagens e seu formato tem uma ponta distinta que lembra favos de mel.

Esse cogumelo tem destaque quando é salteado com manteiga, e molhos à base de creme de leite, que acentuam seu sabor.

Cogumelo Porcini

Cogumelo Porcini

O cogumelo Porcini é forte e robusto, com sabor amadeirado, ideal para ser usado em pratos quentes como molho de macarrão e Risotos.

Cogumelo Chanterelle

Cogumelo Chanterelle

O cogumelo Chanterelle tem um sabor de noz e muito é muito delicado, excelente para assar ou saltear, combinam com Quiches, Tortas e Omeletes.

Trufas

Trufas Negras

São cogumelos que crescem embaixo da terra cerca de 20cm e são encontrados por cães, são e raras e muito caras.

As trufas tem um sabor extremamente predominante, por isso deve ser usado com moderação, super aromático e muito saboroso.

Coloque fatias super finas em de trufas negras sob a pele de aves para fazer assadas. Ou rale as trufas brancas sobre o macarrão ou sobre o Risoto.

Fungui Secci

O Fungui Secci é um processo que os cogumelos são submetidos para ficarem desidratados (secos).

Fungui Secci

Para utilizar esse ingredientes, ferva uma água e coloque os fungui secci por 30 minutos em um recipiente tampado até eles se hidratarem, depois remova eles com uma escumadeira e seque, guarde o caldo, mas coe com um filtro de café para usar, pois há resíduos de areia e utilize para cozinhar Risotos e fazer o Molho Fungui, o sabor é incrível.

Conclusão sobre os Cogumelos

Gostou de aprender mais sobre os cogumelos, além de deliciosos e muitos nutritivos vão ajudar você a variar o cardápio em vários preparos.

Bora Provar!