Olá, nesse artigo explicarei o que são as fibras alimentares. Na verdade, esse post é uma continuação de meu artigo anterior, sobre alimentos ricos em fibras. Então, se você ainda não leu o outro, recomendo que o faça 👍
Mas, a primeira pergunta que eu me fiz, e que me levou a querer escrever esse artigo, foi: “Fibras Alimentares são importantes, de verdade, para a nossa saúde?“
Com certeza sim, poucos alimentos são tão funcionais quanto às fibras alimentares, pois elas são responsáveis diretas pela absorção de nutrientes de outros alimentos, além de ajudar no trânsito intestinal, acelerando o processo digestivo.
Acima de tudo, o consumo regular de fibras alimentares promovem a saúde e o bem estar, você sabia, por exemplo, que a ingestão de alimentos ricos em fibras combate:
- diabetes;
- doenças coronárias;
- colesterol;
- hipertensão;
- e até mesmo câncer do cólon?
Por isso, e não somente, é primordial que você faça o consumo regular de alimentos ricos em fibras, como por exemplo:
- lentilhas;
- morangos;
- semente de linhaça;
- sementes de moranga;
- sementes de abóbora;
- e aveia.
Quais os Tipos de Fibras Alimentares?
Apesar de esse ser um tema bastante extenso e cheio de terminologias técnicas, usadas pelos nutricionistas, vamos resumir de forma simples para você, existem dois tios de fibras alimentares: a solúvel e a insolúvel.
E cada uma dessas fibras tem o seu papel em nosso organismo e possuem suas próprias características de acordo com seus componentes.
Fibras Solúveis
Como o próprio nome já diz, é uma fibra que é facilmente solúvel em água e são de suma importância para o combate ao colesterol e diabetes, pois tem a capacidade de reduzirem os níveis de glicose no sangue.
Além disso, esse tipo de fibra melhora o trânsito intestinal, fazendo com os outros alimentos passem mais rápido pelo intestino.
Justamente por terem um efeito de aceleração metabólica no intestino são capazes de reduzir tanto o diabetes como a colesterol e fazem o combate de câncer no colón.
Abaixo, vamos listar para você alguns alimentos ricos em fibras solúveis:
- Amendoim: rico em gorduras boas previne calculo biliar, câncer do colón e fortalece o sistema nervoso.
- Azeitona verde: possui propriedades anti-inflamatórias e previne infartos e AVCs.
- Maçã com casca: antioxidante natural
- Morango: baixo teor calórico,
- Abacate: rico em vitaminas e gorduras monossaturadas.
- Uvas-passas: possui vitaminas A e B, cálcio e potássio, estimulante sexual e previne câncer de mama e próstata.
- Tangerina: fruta mais que especial, previne câncer, colesterol e doenças do coração, além da fazer bem para a pele, dentes e gengivas.
- Uva verde: antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana.
- Ameixa: rica em magnésio, cálcio e cobre, age como anti-inflamatório natural
- Banana: rica em potássio previne doenças cardiovasculares.
- Beterraba: promove a queda do colesterol
- Aveia: regula o intestino
- Mandioca: ajudam no equilíbrio do sistema nervoso, rica me vitaminas do complexo B.
- Soja: auxilia o controle da obesidade, pois produz a sensação de saciedade.
- Ervilha: rica em fósforo e vitamina k que previne doenças degenerativas.
Fibras Insolúveis
Já as fibras insolúveis são aquelas que não tem a capacidade de se diluírem em água, ela passa pelo sistema gastrointestinal intactas, e ao contrário das fibras solúveis não formam aquele gel que produz a sensação de saciedade.
Sua maior característica e benefício é aumentar o volume do bolo fecal, que auxilia o bom funcionamento do intestino, essas fibras agem no colón diminuindo a fermentação dos alimentos, o que potencializa a absorção de água pelo organismo, aumentando também, o trânsito intestinal.
Outro papel importante das fibras insolúveis é o de prevenir o câncer de intestino, pois são capazes de reter toxinas ingeridas ou produzidas pelo corpo nos processos digestivos.
Abaixo alguns dos alimentos ricos em fibras insolúveis:
- Feijão: alimento mais rico nesse tipo de fibra, além de conter altas concentrações de ferro.
- Verduras: a grande maioria das verduras é rica em fibras insolúveis, além de manter o equilíbrio do organismo promovendo a sensação de saciedade.
- Abóbora: todos os tipos de abóboras são ricos em fibras insolúveis, além de ser uma fruta muito versátil que pode ser usada em receitas doces e salgada, também é rica em vitamina C e cálcio.
- Grão de bico: possuí vitaminas C, E, K e ácido fólico.
- Vegetais: a grande maioria deles são poderosos aliados no consumo de fibras insolúveis.
- Farelo de trigo: é o alimento mais rico em fibras insolúveis, uma xícara de farelo de trigo contêm toda a fibra insolúvel que você precisa consumir no dia e também é rico em ácido fólico e cálcio.
- Cereais em geral: arroz integral, centeio, aveia e cevada, são apenas alguns dos cereais que você pode consumir como fonte de fibra insolúvel.
- Couve manteiga: rica em vitamina A e ácido fólico, ajuda no controle da pressão artéria.
- Oleaginosas: ricas em gorduras monossaturadas ajudam a prevenir doenças coronárias, além de promoverem a sensação de saciedade.
- Nabo: fonte de vitamina C, também é fonte de ácido fólico, excelente para a pele e para os cabelos.
Fibras Alimentares – Sua Aliada no Emagrecimento
Sei que pode parecer clichê e repetitivo, mas consumir fibras deve fazer parte de uma dieta equilibra e rica, acompanhada de atividade física e bons hábitos, nada que você fizer de forma isolada vai resultar na perda de peso.
Não adianta se entupir de fibras, se você exagera nos doces, nos refrigerantes e não pratica nenhuma atividade física.
Em tempo, é preciso que você saiba que é fundamental consumir pelo menos dois litros de água por dia, pois é o líquido que vai ajudar todo o processo gastrointestinal das fibras, o consumo excessivo de fibras sem ingestão de água, pode gerar sérios desconfortos, como por exemplo, dores abdominais, constipação e prisão de ventre.
Para auxiliar o trabalho das fibras, você pode contar com auxilio extra de produtos complementares como o termogênicos, que atuam no organismo se alimentando das gorduras que você consome através dos alimentos, potencializando os resultados da ingestão de fibras, promovendo uma drenagem linfática natural.
E se você é uma daquelas pessoas super ansiosas que acaba comendo meio que por compulsão, ainda há reguladores de apetite naturais, que auxilia promovendo uma maior sensação de saciedade, perfeito para ser utilizado junto com a ingestão de fibras.
Como anda o seu processo de emagrecimento? Comente abaixo, divida conosco suas experiências e dúvidas.
22 Comentários