COMFORT FOOD
Você sabe o que é Comfort Food?
Sabe aquela comida que te leva de volta a algum momento no passado, quando você se lembra daquela comida gostosa, quentinha, aquela que só de sentir o cheirinho já te deixava feliz? Era uma sensação de carinho, conforto e afeto, que te faz lembrar de quando você era feliz e não sabia!
Comida “Comfort Food” (alimento reconfortante) é aquela que traz conforto e satisfação emocional para as pessoas, geralmente associada a memórias agradáveis e bons momentos. Embora não seja necessariamente saudável ou nutritiva, a comida comfort food pode ter alguns benefícios para a saúde mental e emocional, incluindo:
- Redução do estresse: Comer comfort food pode ser uma forma de lidar com o estresse e a ansiedade.
- Elevação do humor: A sensação de prazer e satisfação associada à comida comfort food pode ajudar a melhorar o humor e o bem-estar emocional.
- Melhora da memória: As associações positivas com a comida comfort food podem ajudar a fortalecer as memórias positivas.
No entanto, é importante lembrar que a comida comfort food deve ser consumida com moderação, pois muito consumo de alimentos pouco saudáveis pode levar a problemas de saúde, como obesidade e doenças cardiovasculares.
Eu me lembro quando minha Avó me ensinou a fazer meu primeiro prato na cozinha, o Arroz, hoje ainda temido por muitos, por não ficar soltinho (o famoso unidos venceremos), com o medo de pôr a quantidade de água suficiente. Mas ela me ensinou de um jeito que nunca esqueci, com carinho e dedicação.
E vou te ensinar também, essa e outras técnicas que os chefs não ensinam aqui no Blog tenho várias receitas.
Eu promovo o resgate da “cozinha de antigamente” quando mães preparavam Canja de Galinha para “curar” qualquer doença, inclusive dor de barriga (tem coisa melhor para ficar bem, depois de ter comido muito algo que não caiu bem?), pois hoje comemos de forma errada, muita coisa com a gordura errada e em demasia.
Acho que você pode comer de tudo um pouco, comida de casa, saudável, feita por você, com higiene e bons ingredientes.
O melhor de você aprender a cozinhar desse modo, é resgatar os pequenos prazeres da vida, dar valor para as coisas simples, se encontrar com você mesma e, como bônus, deixar quem está perto de você feliz e satisfeito, bem nutrido e com saúde.
E nada melhor que receber aquele elogio, que você faz “a melhor comida do mundo”. Pois sua família e amigos vão ter essa lembrança para sempre de você, porque cozinha é sim lugar de mulher PODEROSA.
Convide seu esposo para cozinhar junto com você, é uma terapia de casal, tudo fica mais gostoso, a companhia, aquele vinho para acompanhar, o aprendizado e uma ótima refeição em família, chame seus filhos, ensine eles também o prazer de cozinhar, conhecer os alimentos.
Pois hoje existem crianças que acham que o suco de laranja vem da caixinha e não da árvore (que dá aquelas florzinhas brancas perfumadas e que as abelhas se deliciam para fazer o mel). Olha só, está tudo conectado, isso é aprendizado de como o mundo funciona.
Precisamos resgatar esse convívio familiar, passamos o dia todo longe de nossa família, o marido trabalha em uma empresa, você em outra, seus filhos passam o dia inteiro em uma escola.
Daí você já passa no mercado compra os ingredientes para a janta, chega em casa, faz aquela comida gostosa e saborosa, com seu marido e filhos, e senta na mesa para conversar, rir, contar as novidades, planejar o futuro, isso sim é um momento de carinho, afeto, de boas recordações que irão ficar em sua memória para o resto de suas vidas.
Ou para você que ainda não encontrou sua cara metade, chame uns amigos, nada melhor do que pôr a fofoca em dia e ser feliz na companhia de outra pessoa ao redor de uma boa refeição!
Para mim, Comfort Food não é só comida, é um estilo de vida que te ajuda a se reconectar com você mesma, fazendo algo que te dá prazer, conforto, reconhecimento (tudo isso sem a culpa de não estar incluindo quem você ama nesse momento SEU).
Pode ser o tipo de comida que você quiser, mas feita com carinho, amor, bem gostosa e temperada, você no controle do que gosta de comer e fazer, essa paixão tem que vir do coração.
Quando você está feliz, com certeza, vai fazer quem comer a sua comida feliz também, pois a natureza oferece tudo para você, basta conhecer e provar esses sabores. Se essa é a sua paixão, somos apaixonadas pelo que fazemos.
Exemplo de Comida Reconfortante ou Comfort Food
Deliciosa Canja de Galinha, para repor as energias!
Em uma panela, coloque o azeite e frite o frango até dourar.
Acrescente o alho e a cebola. Tempere com sal e pimenta.
Coloque os legumes e adicione agua até cobrir tudo, deixe ferver por 30 minutos e quando estiver pronto acrescente a salsinha.
Ingredientes
Preparo
Em uma panela, coloque o azeite e frite o frango até dourar.
Acrescente o alho e a cebola. Tempere com sal e pimenta.
Coloque os legumes e adicione agua até cobrir tudo, deixe ferver por 30 minutos e quando estiver pronto acrescente a salsinha.
Super Dica: frite bem o frango para extrair todo o sabor para o caldo.
Conclusão sobre a Comida Reconfortante
A melhor comida reconfortante é sopa para recompor as energias é a Canja de Galinha, e nada melhor do que feito pela nossa mãe e avó para trazer todas as recordações da nossa infância e cura qualquer doença!
Gostou do conceito de Comida reconfortante? Agora explore ao máximo com receitas como o Bolo de Milho Verde: O Segredo da Maciez e Sabor que Vai te Surpreender, Brigadeiro de Colher com Leite Condensado, Arroz de Forno Cremoso Simples com Frango, Bolo de Leite ou Bolo Mole, o Creme de Milho Cremoso no Liquidificador.
Para conhecer todas as nossas receitas de comidas Reconfortantes, clique aqui.
Bora Provar!
20 Comentários