Lançamento! Dê mais sabor à todos os seus pratos: Conheça meu novo Guia Completo de Temperos e Especiarias.

Peixes de Mar (Água Salgada) X Peixes de Rio (Água Doce)

Peixe de Mar (Água Salgada)

Os peixes de mar de água salgada, como o salmão ou o atum, por exemplo, são extremamente ricos em ômega-3, a gordura boa que ajuda o cérebro e ao coração. Ela ajuda na redução do colesterol e também fortalece o sistema imunológico.

Essas dicas sobre peixes são muito importante você saber qual e como fazer do jeito certo para aproveitar o máximo dos nutrientes presentes neles, inclua na sua alimentação no mínimo 3x por semana, para ter uma alimentação mais equilibrada e saudável.

Dá uma olhada nos peixes mais consumidos no Brasil e como prepará-los corretamente para você absorver as vitaminas que tanto precisamos.

Tainha

Aqui em Florianópolis estamos na sagra da Tainha que começa dia 01 de maio e vai até 31 de julho, onde os pescadores tiram do mar seu sustento para o resto do ano, é uma época boa de comer esse peixe fresquinho, sendo assado espalmada na churrasqueira, assada e recheada no forno, frito em postas, caldos e pirão, além de suas Ovas que são uma iguaria culinária.

Tainha

A Tainha é uma ótima fonte de fósforo, ômega 3, potássio e selênio, fonte de vitamina D. Possui ação antioxidante. Bora provar uma Tainha Assada.

Suas Ovas são uma iguaria, você pode comer elas assadas no forno, em uma forma untada coloque as ovas e tempere com sal, no forno pré-aquecido a 180 graus por 20 minutos. Você pode servir com limão por cima, e ainda pode esfarelar e servir em cima de risoto e saladas em forma de farofa. Pode fazer farofa, também pode grelhar na frigideira com um pouco de óleo por 4 minutos de cada lado. Ou ainda pode curar ela em sal por 24h na geladeira e você terá a Bottarga, que é servida em lâminas como aperitivo.

Bottarga (ovas de tainhas desidratadas)

Sardinha

Além de muito barata a Sardinha é uma outra fonte rica de ômega 3, rica em cálcio, mas que o leite, vitamina D, possui tantas Proteínas quanto um bife de carne vermelha, Vitamina B12 que protege o cérebro, Fósforo.

Sardinhas

É melhor comer a Sardinha fresca, assada na brasa ou no forno, espalmada e frita, empanada, em conserva, as em latas também são saborosas e podem ser consumidas sem problemas.

Filé de Sardinha

Algumas receitas com Sardinha para você se deliciar, Pizza de Sardinha, Sardinha Assada no Forno, Sardinha Assada Com Salada.

Salmão

O Salmão é um peixe rico em ferro, fósforo e magnésio, niacina, ômega 3, potássio, selênio, zinco, e Vitaminas A, B1, B5 e B12. Protege o coração, o cérebro, os ossos, dentes e tecidos.

Salmão

O Salmão é ideal para comer assado, tanto na brasa quando no forno, no envelope com legumes, Posta de Salmão Grelhado, cru (sashimi), Defumado, Cevite.

Salmão

Dica: quando for preparar o salmão deixe a pele, ela proteje e mante o formato o peixe, além de saborosa as vitaminas estão presente nela também.

A cor vermelha do salmão é devida a um pigmento chamado astaxantina. O salmão é basicamente um peixe branco e o pigmento vermelho é proveniente das algas e dos organismos unicelulares, que são ingeridos pelos camarões do mar; o pigmento é armazenado no músculo do camarão ou na casca. Quando os camarões são comidos pelo salmão, estes também acumulam o pigmento nos seus tecidos adiposos. Como a dieta do salmão é muito variada, o salmão natural toma uma enorme variedade de cores, desde branco ou um cor-de-rosa suave a um vermelho vivo.

Linguado

O Linguado é um peixe branco, de aspecto estranho que for comprar ele inteiro ele tem os olhos do mesmo lado, sem escamas, mas é muito saboroso que é rico em fósforo, iodo, niacina, selênio, e vitamina B12, e também possui ação antioxidante.

Linguado

O Linguado é ideal para fazer, os filés grelhados, no envelope (cozido no vapor, com legumes), frito empanado, no forno com molho cremoso ou de tomate, com crostas grelhado, cevite, comer cru (sashimi).

Filé Linguado

Atum

O Atum é um peixe rico em ferro, magnésio, niacina, ômega 3, selênio, sódio, vitaminas B6 e B12. Tem efeito antiinflamatório, e protege o sistema imunológico.

Perfeito para fazer Atum Grelhado, assado, cru (sashimi), cevite, no vapor.

Atum

Apesar de ao contrário das espécies de peixe mais apreciadas – os atuns não terem carne “branca”, mas “rosada” por causa do peculiar sistema vascular que lhes permite controlar a temperatura do corpo.

Posta de Atum

Cação

O Cação é geralmente vendido em postas, ele tem baixo teor calórico quando cozido, 116 calorias por porção, com 25 g de proteína e apenas 0,7 g de gordura.

Ele possui alguns minerais como fósforo, vitaminas do complexo B, mas, como é um peixe predador, tende a acumular mercúrio, que em excesso é tóxico para o organismo. Por isso, deve ser consumido com moderação.

Você pode usar em receitas como Moquecas, sopas e ensopados, pois tem a textura mais firme para esses cozimentos.

Posta de Cação

Garoupa

A Garoupa verdadeira, que aparece inclusive na cédula de 100 reais, pode chegar a 1,5 metro e 60 quilos. É encontrada no litoral das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país. A Garoupa contém zinco e selênio, minerais que favorecem o sistema imunológico.

Garoupa

Com a Garoupa você pode fazer filés que são excelentes para grelhar e assar.

Posta de Garoupa

Anchova

A Anchova pode alcançar 1 metro na natureza, é rica em ferro. No entanto, é comercializada com cerca de 15 centímetros. É nativa de áreas tropicais, no Brasil é encontrada em todo o litoral, com destaque para o Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Anchova

A Anchova tem sabor marcante e fica deliciosa Assada na Brasa, temperada apenas com sal grosso.

Filé de Anchova

Peixes de Rio (Água Doce)

Os peixes de rio de água doce são ricos em nutrientes como vitaminas e minerais, tais como selênio, fósforo, potássio, vitamina B12, niacina, vitamina B6, que atuam diretamente em nosso organismo, acelerando o metabolismo, reduzindo o risco de doenças crônicas, prevenindo vários tipos de câncer, além de melhorar a saúde do cabelo e fortalecer o sistema imunológico.

Tilápia

A Tilápia é um peixe muito saboroso e carne branca, na maioria das vezes são cultivados em cativeiro. O filé virou o queridinho, pois seu preço é acessível e pode ser preparado de várias formas, Tilápia grelhada, em iscas ou assados na brasa, no forno, ou no Tilápia no vapor.

Tilápia

A Tiápia em cada 100 gramas fornecem 20 gramas de proteínas. Além disso, tem ferro, vitaminas do complexo B, magnésio e zinco.

Filé de Tilápia

Corvina

A corvina é um peixe de água doce, muito consumido assado inteiro na brasa ou no forno, pode ser feito recheado também, muito saboroso e saudável.

Apesar da corvina ter um cheiro mais forte de iodo, e despertar menos interesse do que peixes já populares no mercado nacional, é muito saudável ao organismo.

A corvina é um peixe de carne branca, portanto tem menos lipídio, ou seja, é um peixe mais leve, de digestão mais rápida.

Corvina

Entre os benefícios do ômega-3 destacam-se a redução da pressão arterial, diminuição das taxas de triglicérides e colesterol total no sangue, redução dos riscos de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral (AVC), além de sua ação anti-inflamatória.

Um filé de corvina, por exemplo, tem apenas 94 calorias, conta com 18 gramas de proteínas, além de ser fonte de cálcio, ferro e vitaminas do complexo B, D e K, características extremamente positivas para a saúde.

Pintado

O Pintado é encontrado principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Seu destaque é o alto teor de proteínas e minerais como cálcio e zinco. Assado, ele tem 192 calorias em cada 100 g, com 36,5 g de proteína e 4 g de lipídeos. Esse peixe tem poucas calorias e oferece ainda gorduras monoinsaturadas, que são boas para o coração.

Ao mesmo tempo, é importante destacar que ele não é muito indicado para as grávidas, assim como outros peixes sem escamas, já que eles possuem maior chance de contaminação por mercúrio.

Pintado

Um modo de preparo do Pintado é na brasa, com sal e pimenta. Ou pode ser feito no forno, assado, e recheado.

Postas de Pintado

Pirarucu

O Pirarucu é um dos maiores peixes de escamas de água doce do mundo, pode atingir 200 quilos e ultrapassar 2 metros, imagina que baita assado. Ele é nativo da Bacia Amazônica, também nada na bacia dos rios Araguaia e Tocantins.

Em primeiro lugar é conhecido por reduzir nível de colesterol ruim e aumentar o do bom. Também é rico tanto em ômega 3 quanto em ômega 6, que ajuda no bom funcionamento do sistema imunológico. Além disso, é fonte de vitaminas A e do complexo B.

Pirarucu

A sua carne rosada, de sabor suave, rende filés altos que podem ser aproveitados em ceviches e caldeiradas.

Lombo de Pirarucu

Tambaqui

Existe Tambaqui de até 1 metro, chegando próximos de 50 quilos, com escamas. Entretanto, isso é raro, e os mais comuns têm cerca de 30 centímetros e chegando a 3 quilos. O Tambaqui é nativo da Bacia Amazônica, é capturado no Brasil, Peru, na Colômbia, Venezuela e Bolívia. Possui ômega 3, gordura que pode ser cara às suas artérias.

Tambaqui

O Tambaqui de sabor intenso, apresenta espinhas largas, as famosas e deliciosas “costelas”, que costumam ser assadas e servidas com farinha-d’àgua.

Costela de Tambaqui

Truta

A Truta tem sua origem no Hemisfério Norte, a truta é cultivada no Brasil, nas regiões Sul e Sudeste em cativeiro na água doce, a truta chama atenção por seu perfil nutricional, pois contém o famoso ômega 3. A porção de 100 g da espécie arco-íris, a mais consumida, tem 142 calorias, 24 g de proteínas e 7,9 g de gorduras. A Truta é parente do salmão e também acumula gorduras boas.

Truta

Como o sabor é suave, e sua cor é mais clara do que o salmão, a truta combina com diversos molhos e acompanhamentos de sabor pronunciado, como os cogumelos. Experimente assar inteira com ervas no forno. Também com sua carne delicada combina com molhos de alcaparras e de amêndoas.

Filé de Truta

Curiosidades sobre o Bacalhau

Bacalhau

O bacalhau não é um tipo de peixe. Na verdade, é o processo de salga e desidratação, tipo charque ou carne de sol. A maturação confere o sabor, aroma, textura e cor tão apreciados no mundo todo.

Bacalhau

Existem algumas espécies de peixes que são usadas devido a sua textura como Cod Gadus Morhua, Gadus Macrocephalus, Zarbo, Ling e Saithe. Você pode preparar o Bacalhau em postas (lombo) ou desfiados. Você pode comprar e dessalgar (deixando de molho em água na geladeira por 24h e trocar umas 4x a água) ou já existe no mercado os dessalgados o que vale a pena.

Tipos de Peixe

Os benefícios do Bacalhau na sua saúde são a redução do colesterol, a melhora do sistema cardiovascular, a ajuda no sistema imunológico e o auxílio no tratamento de depressão e estresse.

Dá uma olhada nessas receitas deliciosas de Bacalhau Gratinado da Rose (sem lactose), Bacalhau às Natas, Bacalhau com Crosta de Amêndoas.

Conclusão sobre Peixes Mar x Peixes Rio

Não importa qual sua origem, seja peixes do mar ou peixes do rio, o que importa é consumir em suas refeições essa proteína muito saudável da melhor forma possível, pois só trará benefícios para o seu corpo e cérebro.

Essas Dicas sobre Peixes, como comprar e armazenar também são super importantes é bom dar uma olhadinha!

Bora Provar!