Lançamento! Dê mais sabor à todos os seus pratos: Conheça meu novo Guia Completo de Temperos e Especiarias.

Dicas – Aproveitamento de Cascas, Talos, Folhas, Ossos, Retalhos de carne

Quando cozinhamos os talos, cascas e folhas de vegetais e legumes, esse caldo fica rico de vitaminas, sais minerais, além de muito sabor que pode ser o fator para transformar e acrescentar mais sabor e cor em outros pratos.

O exemplo mais comum de aproveitamento de para caldos é o Risoto de Calabresa com Abóbora.

Podemos usar retalhos de carnes, gorduras, ossos de carne e de frango, peles, cabeças de peixe e espinhas, cabeças e camarão, isso tudo transforma pratos e dão sabor e até texturas para nossos pratos. Usamos esses caldos para fazer molhos (reduzidos), risotos, sopas, caldos, creme e arroz.

No caso do caldo de legumes, pode usar cascas de cebola, alho, folhas de alho poró, cascas de cenoura, beterraba, batata, folhas de brócolis, couve-flor, folhas de cenoura, talos de couve, etc. Podemos usar para fazer caldos no preparo de risotos, sopas, cremes, arroz.

Folhas e talos de Verduras

As cascas de frutas podemos usar para fazer doces, compotas, geléias, chás. As cascas de banana podemos utilizar para fazer bolos, farofas, carne vegana. As cascas de maçã, pêra, abacaxi, sucos, chás, batidas.

Cascas de Frutas

Folhas de cenoura e beterraba são ricas em vitaminas A, podem incrementar, refogados, quiches, tortas, saladas e sopas.

O aproveitamento de talos, couve, brócolis, couve-flor, possuem grande quantidade de Ferro, Vitamina C e Cálcio. E além disso são ricos em fibras que ajudam no sistema digestivo, e vão muito bem em sopas, cremes, patês, recheio de tortas e refogados.

O aproveitamento de cascas além de ricas em cálcio, quando fritas ou assadas, servem como ótimas opções de petiscos, como a casca de batata, cenoura. E as cascas de frutas podem virar geléias, compotas, e até mesmo recheio de bolos.

Talos podem ser reaproveitados picados ou triturados para utilização em massas de bolos, pães, panquecas, ensopados, molhos, omeletes. 

Cascas cascas de laranja, tangerina e maracujá costumam ser usadas para preparar geleias. As de maçã e mamão podem ser acrescentadas às vitaminas de frutas. Também é possível preparar chás com a casca de abacaxi, maçã, melancia e laranja. Além de casquinhas cristalizadas de laranja e limão.

Sementes de abóboras, quando torradas e moídas podem ser misturadas à farinha no preparo de bolos, pães e biscoitos. São ricas em zinco e fósforo.

A receita que melhor representa o aproveitamento de sobras de geladeira é o Bolinho de Arroz, e o Bolinho de Polenta que foram reformulados para virar outra receita.

Atenção! Segundo o Ministério da Saúde o consumo do talo da mandioca não deve ser aproveitado, pois pode ser tóxico.