Lançamento! Dê mais sabor à todos os seus pratos: Conheça meu novo Guia Completo de Temperos e Especiarias.

Tipos de Massas x Molhos que combinam

Massa-fresca

Quem aí não gosta de massa??? Impossível né! Então vou te ensinar qual a massa combina melhor com o molho certo, a união perfeita dessa combinação.

Existem muito tipos de massa a principal é a de trigo, mas já fazem de praticamente tudo, arroz, mandioca, milho, batata, quinoa.

A massa pode ser feita, somente farinha de trigo, água e sal, ou farinha de trigo e ovos. Misturada farinha de trigo e semolina (ou sêmola é o nome da moagem incompleta de cereais. Ela é granulada, um pouco mais grossa que a farinha, obtida da moagem de grãos duros, como a parte nobre do trigo, do milho ou do arroz).

Sempre que fazer uma massa fresca, deixe a massa descansar por uns 30 minutos antes de abrir, ela vai ficar mais macia e muito mais fácil de trabalhar.

As massa podem ser coloridas, com corantes naturais, como cenoura, beterraba, espinafre, açafrão. E com corantes artificiais, possível com todas as cores.

Para cozinhar a massa use uma panela bem grande pois a proporção de água x massa é 1 (um) litro para cada 100g de massa.

Dê uma mexida na massa assim que colocar na água fervente para ela não grudar no fundo e no entre si. E não coloque óleo na água, pois o molho não vai aderir a massa quando você for misturar. E não precisa lavar depois de cozida, pois é essa textura grudenta (o amido da massa) que vai fazer com que o molho grude na massa.

A massa cozida a cada 100g possui 131 calorias sem molho, escolha bem para não exagerar nas calorias.

Super dica: sempre cozinhe a massa em água bem salgadinha para dar mais sabor.

Massa longas, finas ou largas

Espaguete ao Molho Rosso

Espaguete, Linguisni, Cabelo de Anjo ou Capelini, Papardelle, combinam com molhos de textura fina e liso, por exemplo: Alho e Óleo, Tomate Liso, Pesto, Pesto Rosso, Nata, Manteiga e Sálvia, Azeite de Ervas. Nunca quebre a massa longa para por na panela isso é um crime, pois na hora de servir vai precisar do seu tamanho para enrolar na montagem.

Massa Curtas e Tubulares

As massas Fusili (Parafuso), Gemili, Rotini, Farfalle (Gravatinha), Penne, Rigatoni, Macaroni, são massas que combinam com molhos cremosos que entram em suas dobras e cavidades, por exemplo o Molho Branco, Molho de Tomate, Molho Bolonhesa, Molho Quatro Queijos, Ragus, Molhos Rústicos.

Algumas massas

Massas Conchas e Densas

As massas tipo conchas, são usadas para fazer recheadas ou com molhos mais grossos como o Conglione e o Nhoque, que são servidos com molhos mais densos e pedaçudos. Recheios de Frango, Ricota com Espinafre, Molho de Queijos.

Conglione de Ricota e Espinafre Gratinado

Massas Recheadas

As massas recheadas que conhecemos são os Fagotini (pasta de frango, cogumelos), Raviólis (Ricota, Queijos, Cogumelos, Ovos, Banana), Tortéis (Abóbora), Capeletti (Carne, Frango, Queijo).

Geralmente servidos com molhos finos, Azeite, Manteiga e Sálvia, Nata, Tomate Fino, Sopas, Caldos.

Sopa de Capeletti de Carne

Massas Pequenas

As massas pequenas como a Orzo ou Risoni, Letrinhas, Argolinhas, Conchinhas, são usadas em saladas, sopas infantis, caldos ralos.

Usados com molhos líquidos, de saladas, pesto, alho e óleo, ou em sopas caldosas.

Orzo com molho de tomate seco

Lâminas

Usadas para fazer Lasanhas, Rondeli, Caneloni, usadas recheadas de carne, queijos, presunto, legumes, cogumelos, o que você preferir.

Lasanha Bolonhesa

Agora com todas essas opções você pode variar bem os molhos e massas nas suas receitas e vai saber como combinar essas delícias. Mas vai do gosto de cada um, você pode escolher a massa que mais gosta com o molho que mais gosta que vai ficar uma delícia.

Dica Importante: sempre sirva a massa “al dente” para dar mais textura e sabor, porque se você cozinhar demais a massa, vai ficar sem sabor.