Lançamento! Dê mais sabor à todos os seus pratos: Conheça meu novo Guia Completo de Temperos e Especiarias.

Saiba escolher os melhores cortes de carnes adequado para cada preparo!

corte-carnes

Se você quer fazer um delicioso bife grelhado que fique suculento e macio, ou um à milanesa, empanado, um strogonoff, você precisa escolher os melhores cortes de carnes, o certo para cada preparo.

Existe carne que precisa ser muito cozida e outras que precisam ser pouco cozidas, vamos descobrir quais.

Cortes de Carnes

Alcatra

Um corte magro e macio e fica melhor, para bifes grelhados, empanados fritos, strogonoff, picadinho com molho, refogados, assados no forno, ensopados e churrascos.

Patinho

Corte macio com pouco gordura, pesa entre 1 e 2 kilos. Ideal para fazer bifes, grelhados, empanados, picadinhos, carne moída, e também crua como o quibe cru e steak tartar.

Filé Mingnon

Corte longo e muito macio, ideal para fazer filé à parmegiana, medalhões, escalope, estrogonofe, rosbifes, assados, e picadinhos, cru no steak tart. Ponto ideal seria o mal passado para manter a maciez e suculência.

Contra-filé

Carne macia e magra com uma camada de gordura, ideal para churrasco, bifes grelhados, e de longo cozimento, carne de panela.

Coxão de dentro

Carne macia e magra, ideal para bifes grelhados, empanados, picados, ensopados, carne moída.

Acém

Uma carne com gordura na quantidade certa para fazer hambúrguer, guisados ensopados, carne de panela. Também conhecida como agulha.

Coxão de fora

Uma carne mais dura, mais fibras, mas com um pouco de gordura, ideal para carnes de panela, moída, ensopados,  rosbifes, o famoso bife à role, onde cozinha no molho e fica mais macia.

Músculo

Uma carne magra, porém bem rígida, bastante colágeno. Uma carne cheia de sabor, utilizada para sopas de bebês (papinhas), carne de panela, ensopados, para saborisar caldos.

Peito

Carne super saborosa, dura e gorda, ideal para cozidos, caldos, sopas e refogados.

Granito (ponta do peito)

Carne dura e gorda, mas quando assada por longo tempo, seu sabor se destaca, sendo muito saborosa, e fica macia e suculenta. Também utilizo para fazer sopas e caldos.

Cupim

Uma carne muito gorda e macia, localizada nas costas do boi, aquele calombo. Ideal para churrasco por longo tempo, e na panela de pressão que a gordura derrete.

Paleta

Carne dura e fibrosa, mas muito saborosa. Serve para carne de panela, cubos, carne moída e ainda em excelentes molhos, ensopados e cozidos.

Maminha

Parte mais macia da alcatra, magra. Ideal para assar no forno, na churrasqueira, carne de panela.

Lagarto ou Tatu

Também chamado em outros estados de lagarto paulista, branco, posta branca, paulista. Uma carne mais rígida, e muito magra. Ideal para fazer carpaccio (cru), suculentos assados recheados com cenoura, linguiça, fazer enrolado e rosbifes. 

Vazio ou Fraldinha

Uma carne bem macia, um corte fino com uma camada de gordura, muito saborosa. Ideal para fazer assada no forno, na churrasqueira, grelhada rapidamente e cortada em tiras, usada em tacos, para fazer recheada, fica uma delícia.

Costela

Picanha

Um corte muito macio e saboroso, com uma grossa capa de gordura que dá a suculência e maciez desse corte, nunca tire essa gordura antes de preparar, é um crime. Muito utilizada para fazer churrasco, tanto no espeto em gomos grandes, servidas mal passada, pois se assar demais ela fica dura. Grelhada em bifes, assada em bifes, inteira, assada no forno. Não deixe te enganarem ela não passa de 1,5kilos, passou disso estão te vendendo outro corte junto.

Costela

Em Tiras

Corte muito utilizado no Uruguai e na Argentina, tiras finas e pequenas, para assar na grelha bem rapidamente, ficam muito macias e suculentas.

Minga

Corte longo e muito saboroso, muito utilizado no sul do país nos churrasco de domingo, melhor assada em longo tempo para ficar mais macia.

Janela

É um da costela inteiro, com os ossos longos, para fazer em cozimento lento na churrasqueira, o chamado Costelão 12h, que se desprende do osso e se desmancha de tão macia que fica.

Cortes de Carnes Especiais

T-Bone

Corte macio e saboroso, o lado maior é de contra filé, e o lado menor é filé mignon. Ideal para fazer assado na churrasqueira ou grelhado na frigideira.

Prime Rib

Corte da costela muito macio e saboroso, prime rib é retirado entre a 6ª e a 12ª costela do boi, considera o corte de “Primeira”, esse corte é a parte mais macia da costela. Ideal para fazer assado na churrasqueira, ou na grelha no fogão.

Ponto da carne

A carne quanto mais cozida ou assada ficará mais rígida dependendo do corte. Na churrasqueira o ideal é ao ponto para ficar macia e suculenta.

Ponto do hambúrguer

Quanto mais bem passada, mais seco ficará a carne do hambúrguer. O ideal é comer ao ponto.

Ponto Hamburguer

Carnes são fáceis de fazer, basta conhecer um pouco de cada corte e como prepará-los, mais preparada agora, então bora fazer um carne saborosa e suculenta.

Bora Provar!!!